terça-feira, abril 02, 2019

Petrolândia: No dia mundial de conscientização do autismo, MAP promove roda de conversa nesta terça na Escola Brasil


Dia 2 de abril é o dia mundial de conscientização do autismo e o Espaço da Escola Brasil promove nesta terça-feira uma roda de conversa para promover reflexões sobre o tema. O evento será mediado pela neuropsicopedagogo Drª Francine Canonici, Fonoaudióloga Drª Fabiana Simões, e das fundadoras do MAP, as mães Glenda Menezes & Nádia Soares.

A atividade é aberta a todos os interessados e ocorre no Espaço Escola Brasil, localizada Rua: Raimundo Lira nº 10 ao lado da Casa de Show Velho Chico, no centro de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: MAP - Mães de Autistas de Petrolândia


Saiba mais dobre o dia mundial de conscientização do autismo;
A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica. Os transtornos do espectro autista (TEA), como o próprio nome sinaliza, englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum:

Neste aspectro o grau de gravidade varia desde pessoas que apresentam um quadro leve e com total independência e discretas dificuldades de adaptação (por exemplo, autistas de alto funcionamento, síndrome de Asperger) até aquelas que serão dependentes para as atividades de vida diárias (AVDs), ao longo de toda a vida.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e é claro, muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade.

Após o diagnóstico, os pacientes devem fazer uma série de tratamentos e habilitação/reabilitação para estimulação das consequências que o autismo implica, como dificuldade no desenvolvimento da linguagem, interações sociais e capacidades funcionais. Essas características demandam cuidados específicos e singulares de acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida. Conversamos com a jornalista Mariana Caminha sobre enfrentar uma rotina de terapias e barreiras, como foi a descoberta e como é sua vida com seu filho Fabrício Caminha.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário