sexta-feira, setembro 21, 2018

Petrolândia: Alunos da Escola Agropecuária exibem talento e criatividade no projeto Fazendo Peça





No dia 13 deste mês, a Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara, realizou a culminância do Projeto Pedagógico Fazendo Peça. Idealizado pelas professoras Ana Paula de Almeida e Maria da Saúde Santos, o projeto teve com público alvo os alunos dos 8ºs e 9ºs anos. Após as atividades trabalhadas na disciplina Língua Portuguesa, o pátio da escola foi transformado em AgroTeatro, com plateia formada pelos alunos, gestores, professores e demais colaboradores da escola, nos turnos da manhã e da tarde.





O Projeto Fazendo Peça incentivou a participação dos estudantes na construção social, intelectual e cultural, com o despertar para o desenvolvimento da leitura e da escrita no gênero textual teatro. Os alunos fizeram leituras e ensaios de textos, produziram figurinos, cenários, cartazes de divulgação, selecionaram trilha sonora e efeitos especiais, e, enfim, apresentaram ao público.

A escolha de clássicos do teatro, como "Romeu e Julieta" (William Shakespeare), "Auto da barca do inferno" (Gil Vicente) e "O Auto da Compadecida" (apenas a longa cena principal da peça de Ariano Suassuna, com uma aluno no papel de João Grilo), demonstra que os alunos não tiveram medo de ousar. A ousadia juntou-se à criatividade, na criação de figurinos e cenários. Entre os jovens atores, vários mostraram talento latente.

Em destaque, as peças "Eu chovo, tu choves, ele chove" (Sylvia Orthof) e "Auto da barca do Inferno" apareceram prontas para exibição, no Centro Cultural Hildebrando Menezes, que deveria ser o palco da cultura petrolandense.

O Blog de Assis Ramalho felicita as professoras Ana Paula e Saúde pela iniciativa, a gestora Geni, a orientadora pedagógica Ana Alcina, e todos os profissionais da Escola Agropecuária pelo apoio, os alunos-atores pelo talento e ousadia, e aos alunos da plateia pela oportunidade de apreciar a arte dramática em sua escola.

Veja abaixo mais detalhes


Durante a manhã, turno dos alunos da Profª Maria da Saúde Santos, foram apresentadas as seguintes peças:

"O bem vencendo o mal" (8º A)





"Eu chovo, tu choves, ele chove" (8º B)


"O Auto da Compadecida" (9°A) 




"Casamento atrapalhado" (9ª B). 



À tarde, turno da Profª Ana Paula, as atrações foram:

"Promessas de casamento" (8º C)





"Auto da barca do inferno" (8º D)




"Romeu e Julieta" (9º C) 



"Com um rei na barriga" (9º D)


Apresentações de dança abriram as sessões teatrais, nos dois horários.





Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário:

  1. MUITO BEM JOVENS E ADOLESCENTES PETROLANDENSES!VALEU TODO OS ESFORÇOS.A ESCOLA AGROPECUÁRIA PARABENIZA O BLOG DE ASSIS RAMALHO PELA EXCELENTE COBERTURA E DIVULGAÇÃO DO EVENTO.

    ResponderExcluir