sexta-feira, agosto 17, 2018

Secretaria de Agricultura de Petrolândia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, buscam solução para prevenir Pragas e Doenças do Coqueiro

Participaram do as Auditoras Fiscais Federais Agropecuárias Viviane Rodrigues e Liliane Figueira, o Agente de Atividades Agropecuárias  Jairo Bezerra e o Agente de Desenvolvimento Rural da Secretária de Agricultura de Petrolândia - Dr. Itaissé Brito.


Uma grave ameaça ao cultivo do coqueiro  no Brasil é a doença amarelecimento letal do coqueiro. Está doença ainda não foi detectada no Brasil é é classificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, como uma praga quarentenaria ausente. É causada por um fitoplasma Candidatus phytoplasma palmae que provoca a morte das plantas infectadas. Esse fitoplasma é transmitido entre plantas por insetos, principalmente por cigarrinhas. O Haplaxius crudus é o principal inseto vetor  de fitoplasma que causa o amarelecimento letal do coqueiro. Atualmente a doença está disseminada em alguns países da África, América do Norte e Central e o risco de entrada no Brasil é iminente.

Ciente desse problema o MAPA por meio do Serviço de Inspeção, Fiscalização e Sanidade Vegetal - SIFISV da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Pernambuco (SFA-PE) entrou em contato com a Secretaria de Agricultura do município de Petrolândia para definir as propriedades nas quais foram instaladas armadilhas para realizar o levantamento de detecção do inseto vetor do fitoplasma causador do amarelecimento letal do coqueiro.

Foram instaladas 15 armadilhas em 3  propriedades. Essas armadilhas serão recolhidas a cada 15 dias e substituídas por outras durante dois meses.

Participaram desse trabalho as Auditoras Fiscais Federais Agropecuárias Viviane Rodrigues e Liliane Figueira, o Agente de Atividades Agropecuárias Jairo Bezerra e o Agente de Desenvolvimento Rural da Secretária de Agricultura de Petrolândia - Dr. Itaissé Brito.

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário