sexta-feira, julho 27, 2018

Petrolândia: Secretaria de Saúde realiza campanha de combate e prevenção das hepatites virais

Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Nesta sexta-feira (26) a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia-PE realizou uma ação na Academia das Cidades em alusão ao Julho Amarelo, no combate as Hepatites virais. Foram realizados 50 testes rápidos de hepatites B e C, vacinas, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, e aula de alongamento com fisioterapeuta. Esta ação foi coordenada pela Vigilância em Saúde, Atenção Básica, NASF e Laboratório do HOMUPE, juntos promovendo saúde à população petrolandense. 

Fotos>Campanha de combate e prevenção das hepatites virais na Academia das Cidades

As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir para a forma crônica, que têm como principais complicações a cirrose hepática e o câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. Causadas por vírus, constituem grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber.

Diante deste cenário, o acesso ao teste rápido é o primeiro passo para o diagnóstico precoce da doença e sua prevenção, pois possibilita interromper a cadeia de transmissão. Realizado em unidades de saúde proporciona que os usuários sejam orientados sobre os métodos de promoção e prevenção das hepatites, contribuindo para um maior controle da doença.

A transmissão das hepatites B e C pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack). Também pode ocorrer pelo uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e realização de tatuagens e por meio de acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário