quinta-feira, setembro 14, 2017

Perímetro Irrigado de Itaparica: Famílias reassentadas colocam em pauta a sustentabilidade de seus projetos produtivos

Também estão envolvidas na organização da audiência as prefeituras e câmaras de vereadores de Petrolândia, Orocó, Belém do São Francisco, Floresta, Tacaratu e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco; e Glória, Rodelas, Abaré e Curaçá, na Bahia.

Nesta sexta-feira (15), será realizada uma audiência pública para tratar da situação das famílias reassentadas nos perímetros irrigados de Itaparica. A atividade acontecerá a partir das 9h, no município de Paulo Afonso, na Bahia, e pretende reativar a mesa de diálogo entre os/as reassentados/as e os atores governamentais e sociais vinculados a todo o Sistema Itaparica.

A Fetape, os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos dez municípios da região, o Polo Sindical do Submédio São Francisco Pernambuco e Bahia e outras organizações sociais da base do território de Itaparica estão mobilizando as famílias dos reassentamentos e convocando o poder público federal a participar. Também estão envolvidas na organização da audiência as prefeituras e câmaras de vereadores de Glória, Rodelas, Abaré e Curaçá, na Bahia; e Petrolândia, Orocó, Belém do São Francisco, Floresta, Tacaratu e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco

A audiência pautará a necessidade de se garantir a implementação de ações sustentáveis e de políticas públicas que assegurem a melhoria das condições de vida das famílias reassentadas, inclusive fortalecendo seus projetos produtivos.

As famílias, ultimamente, sentem-se abandonadas, já que muitos acordos não vêm sendo cumprido pelo governo, o que tem resultado em problemas estruturais, como cortes frequentes de energia nas comunidades.

Maria Givaneide, diretora de Política Agrária da Fetape, explica que a mesa de negociação existia, mas foi suspensa. “Atualmente o governo federal não tem dialogado com os reassentados. A audiência é importante porque é um momento onde tentaremos dar um norte para essas pessoas, que já não sabem o que fazer, diante de tantos problemas”, diz.

Nesse sentido, também estão sendo convocados a participar da audiência, a Casa Civil, Codevasf, Chesf, Ministério da Integração Nacional, deputados e senadores, a CUT e a Contag.

Serviço:
Audiência Pública sobre a Situação das Famílias Reassentadas no Sistema Itaparica
Dia - 15 de setembro
Hora - 9h
No Clube Paulo Afonso (CPA) - Rua Eng. Marchetti , 50 - General Dutra, Paulo Afonso, BA.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Fetape

Nenhum comentário:

Postar um comentário