quarta-feira, maio 24, 2017

Petrolândia: Comunidade Quilombolas "Negros de Betinho" participa de manifesto contra governo Temer em Floresta e faz apresentação cultural

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, e lideranças do MST também estiveram presentes no evento

O momento conjuntural de grave crise política está exigindo uma mobilização nacional, e os movimentos Sindical não fugiram à luta. Em um processo de articulação conjunta, nesta quarta-feira (24), as ruas de Floresta foram ocupadas por centenas de trabalhadores de vários municípios do Sertão de Itaparica, em defesa de eleições diretas para a Presidência da República, pelo “Fora Temer”, e contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

Entre outras atrações, o evento também contou com a participação cultural da comunidade Quilombolas "Negros de Betinho" da Agrovila 04 da Reta - no município de Tacaratu, limite com Petrolândia.

''A manifestação em Floresta foi um sucesso, e não podemos aceitar que Temer continue no poder. Além da nossa participação, também estiveram presentes outras comunidades quilombola, de Floresta, Itacuruba, Carnaibeira da Penha e Orocó'', disse Cícero Abraão, presidente da associação quilombolas da Agrovila 04 da Reta, em nota enviada a redação do Blog de Assis Ramalho.

O evento
A concentração ocorreu no Posto Trevo, reunindo várias lideranças e militantes dos 11 Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Polo Sindical do Submédio São Francisco, MST-Movimento dos Sem Terra, Pastorais Sociais da Diocese de Floresta, como a Pastoral da Criança, Pastoral do Menor e Pastoral dos Pescadores, Associação Provida, Comunidades Quilombolas de Floresta, Itacuruba e Petrolândia, CUT/PE, SINTEPE, Sindicato dos Servidores de Floresta, Colônia de Pescadores, Associações de Pequenos Agricultores, representações indígenas e o Instituto Cultural Raízes.

Nas falas das lideranças a expressão da necessidade de se permanecer na luta e nas ruas para barrar as reformas antipopulares, especialmente as reformas trabalhista e previdenciária e a necessidade imediata da saída de Temer e a convocação de Eleições Diretas Já.


Também falou aos participantes o Bispo da Diocese de Floresta, Dom Gabriel Marchesi, que enfatizou a posição da CNBB-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, contrária as reformas que retiram direitos sociais já conquistados e em favor da democracia.

A manifestação seguiu pelas principais ruas de Floresta, animada pela percussão do Instituto Cultural Raízes, com os ritmos do Afoxé e do Maracatu, ecoando as vozes de FORA TEMER e DIRETAS JÁ!

Nas paradas que se realizaram, lideranças se revezaram nos discursos contra as reformas, pela saída de Temer e em favor das Diretas Já, enquanto os grupos culturais do Instituto Raízes e da Associação Quilombola da Borda do Lago de Petrolândia, realizaram apresentações mostrando que a cultura está aliada a luta dos trabalhadores e dos povos oprimidos.

O Ato foi encerrado em frente a Prefeitura de Floresta, no sítio histórico do município.

Fonte: Instituto Cultural Raízes/Libânio Neto
Fotos: Blog do Elvis e comunidade Quilombolas "Negros de Betinho" da Agrovila 04 da Reta

Nenhum comentário:

Postar um comentário