quarta-feira, maio 24, 2017

CPRH reforça Cipoma no combate ao desmatamento e tráfico de animais silvestres

Trinta por cento do que a CPRH recebe da TFAPE serão destinados à Cipoma. Primeira parcela, de mais de R$ 759 mil, foi liberada nesta quarta, 24 (Foto: Divulgação/CPRH)

A parceria entre a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) ganha um reforço significativo para as ações de combate ao desmatamento e ao tráfico de animais silvestres no Estado de Pernambuco. O órgão da Polícia Militar começa a ganhar recursos repassados pela CPRH para investir em aparelhamento e equipamentos necessários às operações de fiscalização ambiental. A primeira liberação, nesta quarta (24), foi de R$ 759.936,41.

Os recursos são provenientes da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Estado de Pernambuco (TFAPE). Com alteração na lei ocorrida em 2016, 30% do valor arrecadado pela CPRH com a TFAPE passam a ser destinados à Secretaria de Defesa Social (SDS) exclusivamente para custear, por meio da Cipoma, o aparelhamento e as operações de fiscalização ambiental, em apoio às atividades da Agência.


Para formalizar o início dos repasses e discutir ações comuns, envolvendo o planejamento das operações de fiscalização, a presidente da CPRH, Simone Souza, e diretores da Agência estiveram reunidos com o comandante e sub-comandante da Cipoma, o tenente-coronel Wolney Pereira e o major Edson Oliveira, respectivamente.

“Essa parceria é muito importante, já vem dando ótimos resultados e, com certeza, dará mais ainda. As ações voltadas para a preservação de nossa fauna e flora são imprescindíveis e devem ocorrer com planejamento”, destacou a presidente Simone Souza.

Com um efetivo, hoje, de cem militares, a Cipoma é um braço importante da Polícia Militar e atua com resultados expressivos. Apenas na fiscalização voltada para animais silvestres, por exemplo, só este ano já resgatou mais de 3.500 animais silvestres, a maioria aves comercializadas ilegalmente. Eles são levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, no bairro de Guabiraba, no Recife, onde são cuidados, reabilitados e, depois, devolvidos à natureza.

Com o reforço da parceria, haverá troca de informações, treinamentos específicos (capacitação para manejo de animais silvestres, por exemplo), planejamento para ações comuns, envolvendo inclusive áreas das Unidades de Conservação, entre outras necessidades que surgirem. “Vamos ter uma interlocução permanente, de forma a garantir que as ações comuns sejam satisfatórias”, ressaltou o tenente-coronel Wolney Pereira.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário