sábado, março 11, 2017

'Festa do Umbu' acontece neste sábado e domingo no Sertão de PE


Será realizada neste sábado (11) e domingo (12) a IV edição da 'Festa do Umbu' em Parnamirim, no Sertão de Pernambuco. O evento tem como objetivo conscientizar a poulação quanto à necessidade de preservação do umbuzeiro, árvore típica do Sertão que está ameaçada de extinção.

A festa será realizada a partir das 19h do sábado, na Fazenda Floresta, no Espaço Cultural Umbu Bom, localizado na Zona Rural da cidade. A entrada é gratuita e a programação contará com apresentações artísticas, manifestações culturais, palestra e exposições.

Conhecido como a 'árvore sagrada do Sertão', o umbuzeiro é também fonte do umbu, fruto gerador de renda para boa parte da população sertaneja. Segundo o organizador do evento, Lídio Parente, a produção do umbu está sendo ameaçada por diversos fatores externos.

“O umbuzeiro e Caatinga, de um modo geral, está totalmente ocupada por caprinos, bovinos e ovinos que consomem o fruto e impedem a árvore de chegar à fase produtiva. Outro fator é a seca e também as queimadas”, disse.

A abertura da festa terá shows do rapper e repentista Junior Baldeira, o cantor de pé-de-serra Donizete Batista e a banda local Forró Clima Quente.

No domingo (12), o evento começa a partir das 8h e contará com a 'Roda de São Gonçalo', a manifestação cultural 'Reisado', apresentações de bandas de pífano, a escolha da Rainha do Umbu, exposições de produtos e de ovinos e caprinos, palestra com Paulo Pedro, do Caatinga, Corrida de Argolinha e termina com um Lual com o juazeirense Tio Zé Bá, com participação especial de outros artistas. A festividade está prevista para terminar às 00h.

A Fazenda Floresta fica localizada na Estrada de Matias à Veneza, s/n, Zona Rural de Parnamirim.

G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário