quinta-feira, janeiro 19, 2017

Secretaria de Saúde de Petrolina tranquiliza população sobre febre amarela


Desde a semana passada, quando a imprensa nacional começou a noticiar o surto de febre amarela no estado de Minas Gerais, aumentou em 1000% a procura por vacina contra a doença no município. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde tranquiliza a população de Petrolina de que não há riscos na nossa cidade de febre amarela. A diretora técnica de saúde, Ana Carolina Freire, informou que “não somos área de risco, nem fazemos fronteiras com essas áreas. A população não precisa ficar assustada”.

Petrolina tem duas Unidades de Saúde de Referência para vacinação contra febre amarela. A AME Amália Granja, localizada no bairro Vila Mocó, nas imediações do Parque Josefa Coelho. E a AME Roza Maria Ribeiro, no bairro Gercino Coelho, próximo à Rodoviária.

A vacinação é feita apenas para quem pretende viajar para regiões consideradas de risco da doença pelo Ministério da Saúde, como os estados das Regiões Norte, Centro-Oeste e algumas cidades do Sul. Importante tomar a vacina 10 dias antes da viagem: “As pessoas podem ir às unidades de saúde de referência e apresentar o comprovante de viagem, que pode ser o ticket da companhia de transporte aéreo ou terrestre”. Explica Ana Carolina.

A pedagoga Marden Macedo, de 60 anos, vai viajar para Minas Gerais esta semana. “Tomei vacina contra febre amarela há mais de 30 anos. Quero garantir que vou ficar imunizada antes da viagem”, afirmou. No Posto de Saúde, Marden foi orientada a procurar um médico para receber a indicação da vacina, por causa da idade. Para pessoas com mais de 60 anos, a vacina só pode ser aplicada com recomendação médica.

No calendário de vacinação, a dose deve ser aplicada em crianças a partir dos nove meses de vida. Com reforço após 10 anos. Gestantes e mães em fase de amamentação não podem tomar a vacina. Também não podem ser vacinadas pessoas com doenças autoimunes, como Aids e Lúpus.

Nas AMES de referência, a vacinação contra febre amarela começa a ser aplicada a partir das 10h e segue até às 17h, de segunda a sexta-feira.

Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário