quinta-feira, janeiro 19, 2017

Avançam as obras de sistema que levará água a 40 mil pessoas no norte baiano

O projeto prevê captação de água por meio de flutuante no reservatório de Sobradinho, e também a construção de uma estação de tratamento de água. (Foto: Codevasf/Divulgação)

Segue em ritmo acelerado a execução, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do sistema integrado de abastecimento de água de Campo Alegre de Lourdes, no norte baiano. A obra, cuja primeira fase da execução já está em cerca de 95%, conta com recursos federais da ordem de R$ 79,6 milhões. Quando concluído, o sistema prevê atender com água tratada cerca de 40 mil pessoas de 71 localidades no norte da Bahia.

O empreendimento foi tema de reunião entre o diretor de Desenvolvimento e Infraestrutura da Codevasf, Marco Aurélio Diniz, o superintendente regional da Companhia em Juazeiro, Misael Aguilar Neto, prefeitos municipais, representantes da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), da empresa responsável pela execução das obras e da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) na sede da Superintendência Regional.

A expectativa da Codevasf é de que a adutora principal do sistema de abastecimento, a estação de tratamento de água e as estações de bombeamento, compreendidas entre a captação e o município de Campo Alegre de Lourdes, sejam concluídas até o final de junho, e assim iniciar o período de testes e pré-operação para atender à sede de Campo Alegre de Lourdes.

Marco Aurélio Diniz destacou a importância da ação e informou que, até o final de janeiro, uma equipe de técnicos da Codevasf junto com profissionais da Embasa e da empresa responsável pela obra estarão no local. “A obra vai atender mais de 20 mil habitantes já na primeira etapa, e acabar com a necessidade de fornecimento de água por caminhões-pipa”, ressalta.

Fornecimento regular

O projeto prevê captação de água por meio de flutuante no reservatório e Sobradinho, e também a construção de uma estação de tratamento de água. No município de Campo Alegre de Lourdes, além da sede municipal, o projeto prevê levar água para 52 localidades; outras 19 localidades seriam atendidas no município de Pilão Arcado.

“Essa água é um sonho de 54 anos de toda a população campo-alegrense, visto que não temos fornecimento regular de água potável”, destaca o prefeito de Campo Alegre de Lourdes, Enilson Marcelo Rodrigues.

O empreendimento contempla sete subsistemas – dois em Pilão Arcado e cinco em Campo Alegre de Lourdes –, que serão compostos por adutora, elevatória, reservatório, rede de distribuição e ramais. O sistema prevê ainda 371 km de adutoras e subadutoras e 120 km de redes de distribuição para levar água até as residências.

O superintendente regional da Codevasf Juazeiro, Misael Aguilar Neto ressaltou a importância da obra no que se refere à humanização do meio rural. “Acredito na inclusão social produtiva e econômica a partir de uma agricultura familiar estruturada e motivada em seu princípio básico, que é o trato à terra como instrumento produtivo econômico, social e ambiental, comprometido com a sustentabilidade dos recursos naturais e com as gerações futuras”, diz.

Campo Alegre de Lourdes
O município baiano de Campo Alegre de Lourdes está situado na divisa com o Piauí. Embora esteja dentro da área de influência do Vale do São Francisco, fica a 120 km de distância do rio.

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário