segunda-feira, dezembro 12, 2016

Petrolândia é destaque na cerimônia do Selo Unicef Município Aprovado, em Recife


Adriana Silva, Articuladora Municipal do Selo UNICEF, Anna Tereza, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, e prefeito de Petrolândia, Lourival Simões

 

Representantes de Petrolândia tiveram destaque, na manhã desta segunda-feira (12), na cerimônia de entrega da certificação Selo UNICEF Município Aprovado - 2013/2016. O prefeito Lourival Simões fez pronunciamento em nome dos 35 prefeitos pernambucanos agraciados com o reconhecimento. Por sua vez, a estudante Leiliane Lins, aluna da EREM Maria Cavalcanti Nunes, em Petrolândia, falou em nome dos jovens integrantes do NUCA.

A solenidade, com a participação do governador Paulo Câmara, representantes do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e autoridades do Estado de Pernambuco, foi realizada no monumental Teatro de Santa Isabel, em Recife.

Três municípios do Sertão de Itaparica receberam o Selo Unicef Município Aprovado: Petrolândia, Itacuruba e Tacaratu. As demais cidades contempladas foram: Águas Belas, Arcoverde, Bezerros, Bonito, Brejinho, Cabrobó, Caruaru, Casinhas, Cedro, Flores, Ibimirim, Itambé, João Alfredo, Lagoa Grande, Limoeiro, Orobó, Panelas, Petrolina, Poção, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Caitano, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Surubim, Tacaimbó, Tuparetama e Venturosa.

O Selo Unicef Município Aprovado é uma metodologia para estimular os gestores das cidades a implantarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para ganhar o selo, os municípios precisaram realizar algumas ações e melhorar Indicadores de Impacto Social. O Unicef capacita gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e estimular que elas continuem sendo realizadas.

Segundo o Unicef, no Semiárido brasileiro, foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do Selo UNICEF. Dez deles estão em Alagoas.

A metodologia da edição incluiu ações estratégicas que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Unicef Selo Aprovado, G1 e Lourival Simões 

Nenhum comentário:

Postar um comentário