quinta-feira, novembro 17, 2016

Jatobá: Projeto da EREM de Itaparica representa PE na fase nacional do 'Prêmio Respostas para o Amanhã' da Samsung


Alunos da EREM de Itaparica na ponte da Volta do Moxotó (Fotos: Divulgação)


O Projeto A Presença da Baronesa no Rio Moxotó: problemáticas e possibilidades, desenvolvido pelos estudantes do 3º ano A da Escola de Referência do Ensino Médio de Itaparica, situada no município de Jatobá, vai representar o estado de Pernambuco na fase nacional do Prêmio Respostas para o Amanhã, promovido pela Samsung.

O projeto da escola sertaneja tem como objetivo contextualizar os conhecimentos de Química para resolver problemas ambientais relacionados à presença da planta aguapé (Eichornia crassipes), também conhecida como baronesa*, no Rio Moxotó, importante afluente do Rio São Francisco, que atravessa o município de Jatobá. Durante séculos o Moxotó beneficiou a comunidade ribeirinha da Volta do Moxotó, Distrito de Jatobá, mas, nas últimas duas décadas, vem sofrendo grande impacto ambiental devido à proliferação da baronesa, planta aquática nativa da região Amazônica.

Os estudantes jatobaenses tiveram conhecimento desta problemática e analisaram as possibilidades para resolução a partir dos conhecimentos sobre relações químicas, hidrólise ácida da celulose, oxidação orgânica, eutrofização da água. No primeiro momento, eles foram até aquela comunidade e coletaram amostras desta planta e água de diversos pontos do rio. Nessa visita, perceberam que à margem do rio havia esgotos, criatórios de animais, recipientes de fertilizantes químicos e, após pesquisa mais detalhada, concluíram que a proliferação está diretamente ligada a tais fatores. No laboratório de Química e em sala de aula, puderam analisar as propriedades químico-biológicas da baronesa, e daí verificaram também as suas possibilidades de uso sustentável, a exemplo de adubo orgânico e forragem.

Na etapa seguinte do projeto, os estudantes retornaram à comunidade Volta do Moxotó para apresentar o resultado da pesquisa, e isso fizeram em uma escola local. O objetivo era mobilizar a comunidade para o enfrentamento do problema, e ao mesmo tempo apresentar as ações preventivas e orientar sobre como os moradores poderiam se beneficiar com esta planta na agricultura e na pecuária. Neste momento os moradores puderam ver fotos antigas que os fizeram relembrar quando ainda usufruíam daquela água, visto que atualmente não podem mais pescar, plantar, tomar banho, pois a água tornou-se imprópria para consumo humano, e toda a comunidade está à mercê de carros-pipas.
O Prêmio Respostas para o Amanhã surge como mais uma ferramenta de divulgação para o problema hídrico gravíssimo que é enfrentado em Jatobá. O Rio Moxotó é apenas um recorte, pois todo o Rio São Francisco agoniza com mais este problema, a presença da baronesa. Na voz dos estudantes jatobaenses, essa situação se multiplicou e certamente se farão ouvir. Em se tratando do processo de aprendizagem, certamente foram muitos os conhecimentos: o método da pesquisa, experimentos, debates, interação com uma vida que está além dos muros da escola, porque fazer um mundo melhor começa mesmo em sala de aula. 

*A planta aguapé, além de baronesa, é conhecida como camalote, aguapé-de-flor-roxa, dama-do-lago, jacinto-d’água, murerê, mureru, muriru, murumuru, mururé-de-canudo, orelha-de-veado, orquídea-d’água, parecí, pavoã e rainha-dos-lagos.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Regina Celi/EREM de Itaparica

Nenhum comentário:

Postar um comentário