quinta-feira, julho 07, 2016

Petrolândia: Caravana Popular em Defesa da Democracia faz mobilização contra o governo interino






Foi realizada nesta quinta-feira (07), em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a 4ª edição da Caravana Popular em Defesa da Democracia, promovida pela Frente Brasil Popular. Participaram da manifestação a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Partido dos Trabalhadores (PT), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Levante Popular da Juventude, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Marcha Mundial das Mulheres, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Pernambuco (Fetape) e outras organizações.

Na parte da manhã, foram realizadas oficinas e várias atividades com mobilização da população para a consolidação e formação de Comitês Municipais Populares em Defesa da Democracia, com a proposta de dialogar com a sociedade sobre a conjuntura nacional e mostrar a importância da mobilização da sociedade para a defesa da democracia brasileira.

À tarde, com cartazes e faixas, a caravana percorreu em caminhada as principais ruas e avenidas da cidade, com parada em frente à sede da Prefeitura, na Avenida dos Três Poderes, onde o ato foi encerrado com pronunciamentos das principais lideranças.

De acordo com Bruno Ribeiro, presidente do PT de Pernambuco, a Caravana é importante para “multiplicar os comitês em todo Pernambuco, para fortalecer a luta pela democracia e contra supressão de direitos”. Ribeiro destacou, ainda, a importância de “assegurar o respeito ao um projeto de país escolhido pelo povo brasileiro em quatro eleições”.

Entrevista com Jaime Amorim, presidente do MST-PE



Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Pernambuco (MST-PE), Jaime Amorim, comentou a mobilização proposta pela caravana.

''Nós estamos nessa marcha com dois objetivos fundamentais: o primeiro é explicar para a população o porque que aconteceu o golpe e o que é que está em jogo, o que é que as elites querem com o golpe e o que é que os trabalhadores vão perder. E segundo, convocar a população a não desistir e fazer luta. Estamos organizando a Frente Brasil Popular, que é composta por todos os movimentos sociais, sindicais e também partidos políticos, onde compõe o Partido dos Trabalhadores (PT), o PC do B e o PDT. Então, com esse conjunto de forças e de frentes, é que estamos em um desafio fundamental: o de combater e impedir que o golpe se consolide''.

Para o líder do MST o que está em jogo é o direito do trabalhador.

''O que ocorre é que as elites se organizaram, se uniram para derrubar o governo e interromper um processo, tirando os direitos dos trabalhadores e com isso há possibilidade do Brasil retroceder a sua luta politica de muitos anos. Então, a nossa luta principal é impedir que o golpe se consolide. A gente não pode deixar que o que foi construído ao longo dos anos, a nossa democracia, seja simplesmente esquecida, jogada no lixo''.

De acordo com Jaime Amorim, Petrolândia é uma cidade que tem uma história de luta e de mobilização.

''Petrolândia sempre deu resultados importantes no processo da luta. É uma cidade que tem uma história de luta, de mobilização, e eu queria dizer para o povo de Petrolândia, assim para todo o povo do Nordeste e do Brasil, que nós estamos na luta, nós não vamos deixar ir tudo de água abaixo, e dizer que o golpe é possível ser barrado. Nós vamos fazer de tudo, os golpistas e os traidores não passarão nessa história. Que o povo de Petrolândia fique ciente que nós vamos lutar até às últimas consequências para garantir a retomada da democracia no Brasil''. (A íntegra da entrevista irá ao ar nesta sexta, 08, no programa acordando com as notícias na Web Rádio Petrolândia).

A Caravana continuará fazendo visitas a cidades pernambucanas, concluindo seu percurso em Recife, no próximo dia 13, quando receberá a visita do ex-presidente Lula. Na mesmo data, durante o dia, o ex-presidente participará da Caravana em Caruaru.

No dia 11, Lula participa, em Petrolina, do ato Semiárido contra Golpe, organizado pela Articulação do Semiárido do Nordeste (ASA).

Ver mais fotos>Caravana Popular em Defesa da Democracia - Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário