terça-feira, maio 17, 2016

"Três mulheres e um bordado de sol” volta em temporada com reestreia no Teatro de Santa Isabel

Obras e biografias de Clarice Lispector, Edith Piaf e Frida Kahlo são encenadas através de várias linguagens, pelo elenco da Compassos Cia de Danças, em nova temporada a partir do dia 21 de maio (Foto: Pedro Portugal)

A Compassos Cia de Danças volta aos palcos com a nova temporada do espetáculo “Três Mulheres e um Bordado de Sol”, que aborda as obras e histórias de três personagens femininas que marcaram a história mundial através de suas trajetórias na arte: Clarice Lispector, Edith Piaf e Frida Kahlo. As primeiras, de várias de apresentações, acontecem no próximo sábado (21), 18h e 20h30, no Teatro de Santa Isabel, dentro da programação de aniversário de 166 anos do espaço, com entrada gratuita. A montagem segue em cartaz com mais dez encenações em outros locais até o início de julho, no Centro de Artes e Comunicação (UFPE), no Centro de Capoeira São Salomão e no Teatro Hermilo Borba Filho.

Com direção assinada pelo bailarino e coreografo Raimundo Branco, “Três Mulheres” é o resultado de uma pesquisa, que durou três anos, realizada por todos do elenco e aliada ao trabalho de Silvia Góes, que fundamentou parte da busca e contribuiu com a dramaturgia junto ao diretor. “A obra é uma costura permanente de três mulheres no corpo de sete bailarinos, que atravessa e tem um envolvimento direto do público”, afirma o Branco. O elenco formado por Anderson Monteiro, Eron Villar, Diogo Lins, Marcela Aragão, Marcela Felipe, Patricia Costa e Raimundo Branco traz os ecos provocados por essas mulheres em seus corpos, percorrendo várias linguagens como dança, teatro e capoeira, e dialogando com cinema, artes visuais, música e literatura, assim imprimindo um olhar sobre a história dessas três personagens marcantes da arte ocidental.

A temporada, que tem incentivo do Funcultura, também terá exibições no Centro de Artes e Comunicação da UFPE (dia 8 de junho, às 18h), no Centro de Capoeira São Salomão (dia 19 de junho, às 16h30) e no Teatro Hermilo Borba (nos dias 23, 24, 25, 26 e 30 de junho, e 01, 02 e 03 de julho, às 20h – com exceção dos domingos, que têm início às 19h).

BATE-PAPO E OFICINA

Sempre aos sábados e domingos, antes de cada espetáculo, haverá um diálogo entre o público e profissionais convidados falando a construção cênica, relações entre dança, literatura, artes visuais, música, e o universo artístico das três mulheres retratadas, sob o título “Café com palavras”. Além disso, o elenco vai ministrar uma oficina no dia 19 de junho, às 14h, abordando o empoderamento feminino com base na pesquisa sobre a vida das mulheres que inspiraram a obra, no Centro de Capoeira São Salomão, na Várzea.

A COMPASSOS CIA DE DANÇAS

Em 1990, a Compassos Cia de Danças deu início ao projeto de formação e informação de elenco, cujo pensamento era de trabalhar a dança e suas possíveis interfaces com outras áreas do conhecimento. O que tem sido uma constante no trabalho de pesquisa desenvolvido pela Compassos ao longo de seus 25 anos de existência. Artes Visuais, Literatura, Teatro, Música, Filosofia, Cinema, servem como sêmen para a gestação e nascimento de suas criações.

A companhia deu continuidade, em 2007, ao projeto de pesquisa em dança teatro do que hoje chama a Dança do Cotidiano, com o espetáculo “Sobre um Paroquiano”, releitura da obra Um Paroquiano Inevitável de Hermilo Borba Filho, uma relação entre as movimentações do dia a dia e suas relações com a dança contemporânea, o teatro e a capoeira. Em 2009, com incentivo do Funcultura, seguiu com a pesquisa sobre a dança do cotidiano, através do projeto “Eu sinto a terra mover-se sob os meus pés”. Em março de 2010, iniciou os estudos para a montagem do espetáculo, que estreou em novembro de 2014, sob o título “Três mulheres e um bordado de sol”. Em 2013, estreou o primeiro trabalho voltado para a rua “Passo ou brincadores”, uma conversa divertida entre a dança contemporânea e movimentos do Cavalo Marinho, Capoeira, Frevo e maracatus de baque solto e Rural.

SERVIÇO:
Espetáculo “Três mulheres e um bordado de sol”
Teatro de Santa Isabel
21 de maio | 18h e 20h30
ENTRADA GRATUITA (retirada de ingressos 1h antes do espetáculo – limitado a 65 lugares)

CAC – UFPE
08 de junho | 18h
ENTRADA GRATUITA

Centro de Capoeira São Salomão
19 de junho | 14h (oficina) e 16h30 (espetáculo)
ENTRADA GRATUITA

Teatro Hermilo Borba Filho
23 a 26 de junho e 30 de junho a 03 de julho | quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Entrada: R$20 e R$10 (meia)
Marcio Figueiredo/Compasso Cia de Danças

Nenhum comentário:

Postar um comentário