segunda-feira, maio 23, 2016

Morte Súbita em Jovens: O que devemos saber? Por Dr. Cleobenysson Cruz

Dr. Cleobenysson Cruz é médico cardiologista, ergometrista e ecocardiografista com Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade brasileira de Cardiologia.

Nos últimos anos, temos vivenciado com mais frequência a ocorrência de episódios de morte súbita em atletas durante suas atividades laborais. Tal fato se deve ao maior número de atletas em atividade e maior propagação da mídia, pois episódios de morte súbita são relatados desde longo tempo na literatura.

O que leva um atleta de alto rendimento à morte súbita?

Várias podem ser as causas de morte súbita, porém as arritmias e as doenças isquêmicas do coração ganham destaque nessa tragédia, pois além de serem frequentes também podem ser tratadas se diagnosticada em tempo e evitar essa possível catástrofe chamada de morte súbita.

O mais importante sempre é a prevenção! Uma simples consulta com o Cardiologista pode prevenir um imprevisto, principalmente se existirem sintomas. E quais são esses sintomas suspeitos? Episódios de palpitações (¨coração acelerado¨) durante a atividade física, associadas a tonturas ou sudorese, dor no peito ou desmaio aos esforços são sintomas que sempre devem ser investigados.



Nos pacientes jovens que desejam iniciar uma atividade física não competitiva, como a prática de exercícios em uma academia, uma consulta com médico cardiologista e um eletrocardiograma são suficientes na maioria das vezes para uma boa avaliação e posterior liberação para a prática saudável. Já nos jovens que sonham em se tornar atletas profissionais e praticar atividade física competitiva, uma avaliação mais minuciosa deve ser realizada, lançando-se mão de exames mais específicos e detalhados, como teste ergométrico (esteira ergométrica) e ecocardiograma. Nos casos de arritmias, o Holter 24h também pode ser solicitado.

Praticar exercícios regularmente é uma forma boa, barata e agradável de se prevenir doenças cardiovasculares. Porém, nos casos com risco para morte súbita, pode ocasionar um dano irreparável. Previna-se!

Dr. Cleobenysson Cruz é médico cardiologista, ergometrista e ecocardiografista com Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade brasileira de Cardiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário