quarta-feira, maio 18, 2016

Governo vai passar pente-fino no Bolsa Família

Resultado de imagem para bolsa familia
Ministro disse que o pente-fino poderá provocar o desligamento de até 10% dos beneficiários do programa

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, afirmou em entrevista exibida ontem no programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, que vai realizar um pente-fino no Cadastro Único do Bolsa Família. Este é o sistema de credenciamento de beneficiários do programa. Conforme o chefe da pasta recém-reformulada, a avaliação visa melhorar a percepção do governo sobre quem realmente precisa do benefício.

Em entrevista concedida ao jornal O Globo, Terra disse que o pente-fino poderá provocar o desligamento de até 10% dos beneficiários do programa. “Existe um questionário, chamado Cadastro Único, que se faz com cada família que entra, e que tem mais de 100 questões. Mas, no entanto, nós temos que melhorar essa percepção. Esse pente-fino que a gente fala é para ter uma sintonia melhor de quem mais precisa desse programa”, afirmou, dizendo que o governo quer entender por que 50 milhões de pessoas precisam dessa renda para não ficar na miséria.
ALAGOAS

Em Alagoas, o Bolsa Família registrou uma queda no número de famílias beneficiadas entre 2014 e 2015. A redução foi de 21 mil famílias, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. O cadastro mais atual do programa mostra que Alagoas possui 418.405 famílias inseridas e que no ano passado foi pago R$ 872,2 milhões.

Apesar das declarações ao O Globo, Terra disse que em um primeiro momento não se pensa na possibilidade de corte. “Não vamos cortar nada agora, mas na medida que for evoluindo, nós vamos cruzar essas informações do Cadastro Único, uma vez que só é valorizada a renda autodeclarada. A pessoa diz que tem uma renda e aquilo passa a ser visto como verdade”, afirmou.

Gazeta de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário