quarta-feira, março 16, 2016

Waldemar Borges apresenta Voto de Congratulações ao município de Gravatá

Gravatá (Foto: Dilsa Farias)

O deputado Waldemar Borges deu entrada em requerimento apresentando Voto de Congratulações para o município de Gravatá, que completa 123 anos de emancipação política nessa terça-feira, dia 15 de março. No documento, o parlamentar destaca que a cidade é um dos mais importantes destinos turísticos de Pernambuco e importante centro produtor do Estado. “Gravatá é tão grande que mesmo os graves e históricos problemas que terminaram por provocar a intervenção na sua gestão, não serão capazes de impedir que ela encontre o seu caminho de cidade desenvolvida, harmoniosa e includente. Acredito que a cidade será respeitada no cenário político estadual e nacional por ter uma população formada por pessoas dignas, honestas e decentes. As mazelas do passado serão páginas viradas pela força dos gravataenses que consideram a decência e o bem-estar coletivo valores inegociáveis”, enfatiza.

Distante 85 quilômetros da capital de Pernambuco, Gravatá está localizada no alto da Serra das Russas, tem o clima como forte atrativo e destaca-se pela rica gastronomia, belezas naturais e cultura. A cidade tem origem em terras que pertenceram a José Justino Carreiro de Miranda. Nos idos de 1808, a região era ponto de parada e hospedagem para comerciantes de açúcar e carne bovina que circulavam pelo Estado. Em 13 de junho de 1884, foi elevada à categoria de município, mas só em 15 de março de 1893 adquiriu autonomia, elegendo seu primeiro prefeito, Antônio Avelino do Rego Barros.

Importante polo produtor de flores do país, Gravatá tem seu nome originário de um bromélia nativa da região: o Crauatá, que em tupi significa “mato de fura ou arbusto que espinha”. A cidade dá um importante salto em seu desenvolvimento no final final do século XIX, com a inauguração da Ferrovia Great Western Railways, ligando o Recife ao sertão pernambucano. No século XX, nos anos de 1950, a construção da rodovia BR-232 estimula mais ainda o fluxo turístico e crescimento da cidade, encurtando o tempo das viagens, vencendo o desafio das Serras das Russas. O município é formado pelo distrito sede, Mandacaru, Uruçu-Mirim, Russinhas, Avencas e São Severino.

Atualmente, o município desponta de maneira positiva, pois é detentor de uma grande movimentação do comércio, turismo, rede hoteleira, estabelecimentos gastronômicos. A cidade tem fama mundial pelo clima agradável, e hoje está entre as cidades mais visitadas do Agreste de Pernambuco. O município possui mais de 800 condomínios, o maior criatório de cavalos do norte-nordeste e a maior distribuição de flores temperadas do Estado. Gravatá está estrategicamente localizada a mais de 700 metros de altitude, o que no inverno facilita a queda da temperatura, cuja média mínima anual é de 15 graus.

Assessoria de Imprensa de Waldemar Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário