quinta-feira, fevereiro 18, 2016

Surto de diarreia preocupa moradores do município de Delmiro Gouveia, AL

Centro de Delmiro Gouveia - AL

Um surto de diarreia tem atingido os moradores de Delmiro Gouveia, cidade do Sertão de Alagoas, e ainda não se sabe o motivo do surto. Nas últimas duas semana 134 pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

O diretor da UPA, Fernando Júnior, relata que os casos mais graves, geralmente em crianças e idosos, têm sido encaminhados para o hospital da cidade. “Apesar de sermos uma unidade de urgência e emergência, não esperávamos uma quantidade tão grande de casos”, diz Júnior.

Entre estes casos está o da dona de casa Maria Elisabeth, de 58 anos. “Tenho dor de cabeça, vomitado e muita dor de barriga”, conta. No momento ela se encontra em repouso e toma soro para se reidratar.


A coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Unidade Mista Antenor Serpa, Thais Miranda, diz que a quantidade de pacientes com diarreia tem sido muito além do normal. “Já recebemos mais de 180 pacientes só nas primeiras 5 semanas do ano e já chegamos a registrar mais de 60 casos em um único dia”, relata Thais.

Entre os prováveis agentes causadores do surto suspeita-se da água consumida pela população e os insetos, como as moscas, que são muitas na cidade. A coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Giselle Aparecida Ramos, diz que amostras da água, de fezes e de insetos foram coletadas para exames.

“Na segunda-feira foram feitas as coletas de água junto com a Secretaria Ambiental e a Vigilância Sanitária. Ontem recebemos a visita do Lacen, que recolheu fezes e agora estamos fazendo investigações nas casas e entrevistas, para descobrir a causa”, diz Giselle.

Já a Casal, responsável pelo fornecimento de água na região, alegou em nota que a água fornecida pela empresa segue o padrão determinado pelo Ministério da Saúde e que os testes realizados semanalmente pela empresa não detectaram nenhuma inconformidade.

Do G1 AL com informações da TV Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário