quinta-feira, fevereiro 18, 2016

Peixamento da Codevasf une tradição popular e revitalização do “Velho Chico” em Porto Real do Colégio (AL)

Somente nestes dois primeiros meses de 2016, a Codevasf já realizou três peixamentos nas tradicionais festividades em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, considerado protetor dos ribeirinhos (Foto: Divulgação/Codevasf)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) uniu mais uma vez a tradição popular e a revitalização do “Velho Chico” no último final de semana durante a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, realizada de 11 a 14 de fevereiro, no município ribeirinho de Porto Real do Colégio, em Alagoas. Em mais um peixamento na região do Baixo São Francisco alagoano, a Codevasf inseriu milhares de peixes de espécies nativas da bacia hidrográfica em trechos do rio entre Alagoas e Sergipe. Esse foi o terceiro peixamento realizado pela Companhia em 2016 durante as festas de Bom Jesus dos Navegantes, uma da mais tracionais representatividades da cultura e religiosidade do Baixo São Francisco.

O peixamento na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Porto Real do Colégio foi realizado em dois trechos do rio São Francisco e contou com a participação ativa de ribeirinhos e de turistas de todas as idades. Os peixes foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, centro tecnológico e científico da Codevasf, que promove a revitalização da ictiofauna da bacia do São Francisco.

De acordo com o chefe da Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf em Alagoas, Aníbal Lobo, que representou o superintendente regional Luciano Chagas, foram inseridos peixes das espécies cari, pacamã, piau, curimatã-pacu, curimatá-pioa, piaba e matrinxã.

“A Codevasf vem revitalizando a bacia com a colocação desses peixes utilizando as festas tradicionais do Baixo São Francisco. Há uma participação muito grande de pescadores nesses eventos, que saem satisfeitos, pois sabem que a Codevasf está colocando matéria-prima que permite a continuidade da atividade de pesca, garantindo a subsistência e a melhoria na qualidade de vida”, afirmou Aníbal Lobo.

Ele ainda destacou que a Companhia está à disposição de gestores municipais e organizações da sociedade civil que queiram firmar parceria para realizações de peixamentos públicos em municípios situados na área de atuação da companhia em Alagoas. “Quando acontecem essas festas tradicionais ao longo do rio São Francisco, as prefeituras procuram a Codevasf solicitando o peixamento. Essa é uma ação ambiental para o rio São Francisco e, principalmente, para os pescadores”, disse.

Somente nestes dois primeiros meses de 2016, a Codevasf já realizou três peixamentos como parte da programação das tradicionais festividades em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, considerado protetor dos ribeirinhos. O primeiro foi realizado no início do mês de janeiro na Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo e o segundo na Festa do Bom Jesus de Piaçabuçu no final do mesmo mês.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário