quinta-feira, novembro 05, 2015

Ministério da Integração e Codevasf entregam projetos para uso racional de água a irrigantes

Foto: Codevasf/Divulgação

O Ministério da Integração Nacional e a Codevasf fizeram a entrega de projetos executivos parcelares a representantes dos perímetros irrigados localizados em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Foram elaborados 540 projetos de irrigação localizada que vão beneficiar irrigantes dos perímetros de Bebedouro (PE), Curaçá, Tourão e Maniçoba (BA). O investimento do governo federal na elaboração desses projetos ultrapassou R$ 1,3 milhão.

Uma vez executados, esses estudos vão proporcionar maior eficiência no uso da água, evitando o desperdício, além de melhor desenvolvimento da planta; economia de energia elétrica; redução dos custos de produção; aumento significativo dos índices de produtividade e, consequentemente, melhoria da renda familiar.

Nas experiências realizadas e documentadas pelos técnicos da Codevasf, Rodrigo Vieira, Frederico Calazans e Juan Ramon Fleischmann, a economia de água alcançada foi de 50% do valor gasto usualmente na irrigação de todo o perímetro de Mandacaru, onde foram realizados os estudos. O bombeamento anual do líquido foi reduzido em 21%, e ainda houve o aumento da área plantada em 23%.

O diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado, parabenizou os técnicos pelo trabalho realizado e destacou que esse momento é mais do que necessário para se discutir economia e sustentabilidade. “Com a escassez de água doce, esse trabalho desenvolvido pela Codevasf mostra como a empresa se preocupa com a situação em toda a sua área de atuação e tem buscado soluções, sejam emergenciais ou para o futuro, para amenizar essa situação. Trabalhos como esse dignificam o objetivo desta instituição, que é o de promover o desenvolvimento regional sustentável”, concluiu o diretor.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário