quinta-feira, novembro 05, 2015

Codevasf expõe ações emergenciais de captação de água no Congresso Nacional

Foto: Thiago Brandão/Codevasf

Nessa quarta-feira (4/11), o diretor da Área de Empreendimentos de Irrigação da Companhia dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf, Luís Napoleão Casado, apresentou o trabalho desenvolvido pela Empresa para assegurar o abastecimento de água nos perímetros irrigados da bacia do rio São Francisco. A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional convocou a audiência pública para discutir o quadro de severa escassez hídrica em que se encontra a região. Também participaram da audiência, o diretor de operações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), José Ailton de Lima, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.

De acordo com Napoleão Casado, a maior intervenção da Codevasf está sendo realizada no reservatório de Sobradinho (PE) em benefício do perímetro de agricultura irrigada Senador Nilo Coelho – situado em Petrolina (PE) e Casa Nova (BA). O trabalho está mobilizando atualmente 145 trabalhadores e 67 equipamentos em períodos de 18 horas diárias; os investimentos no local somam R$ 26 milhões para a implantação de sistemas de bombas flutuantes. Apenas o perímetro Senador Nilo Coelho é responsável por cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos. Além de servir à atividade produtiva, a água provida pelo sistema de captação do perímetro é usada para fins domésticos por cerca de 130 mil pessoas.

“Quero informar à sociedade que o compromisso assumido pelo governo federal com os produtores dos perímetros irrigados está sendo cumprido com seriedade e determinação”, afirmou Napoleão Casado que disse ainda: “Nossos técnicos têm acompanhado todas as etapas desse projeto, inclusive a produção nas fábricas de peças e de equipamentos”. Casado enfatizou que, embora a previsão inicial de conclusão das intervenções no lago de Sobradinho fosse para meados de dezembro, a Codevasf tem trabalhado para que isso ocorra no fim de novembro.

O diretor da Codevasf assegurou que a direção da Companhia tem tratado como prioridade o processo de implantação de estruturas suplementares de captação de água para seus perímetros de irrigação. As novas estruturas vão garantir a regularidade da oferta de água para os perímetros afetados pelos baixos níveis de vazão do rio São Francisco a partir do reservatório de Sobradinho – ou pelos baixos níveis da água represada no próprio reservatório.

Ao todo, R$ 38,3 milhões foram destinados à Codevasf pelo Ministério da Integração Nacional para a execução das intervenções emergenciais de captação, que alcançam 12 perímetros irrigados em quatro estados: Senador Nilo Coelho, Brígida, Fulgêncio, Manga de Baixo e Icó Mandantes, em Pernambuco; Curaçá, Maniçoba e Pedra Branca, na Bahia; Betume, Cotinguiba-Pindoba e Propriá, em Sergipe; e Itiubá, em Alagoas.

Volume de água da Barragem de Sobradinho

De acordo com José Ailton de Lima, da CHESF, o lago de Sobradinho tem hoje 3,9% de volume útil. “Caso não chova, atingiremos o volume morto no início de dezembro. Se chover ou se conseguirmos baixar a vazão um pouco mais, poderíamos entrar um pouco em dezembro [com reserva em volume útil]”, explicou.

O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, afirmou em sua intervenção que a análise de cenário mais crítica indica a chegada ao volume morto do reservatório de Sobradinho para entre 29 de novembro e 5 de dezembro.

Tanto o representante da Chesf quanto o da ANA disseram trabalhar com a possibilidade de redução gradual da vazão do reservatório dos atuais 900 metros cúbicos por segundo para 800 metros cúbicos por segundo – a medida reteria água no reservatório por mais tempo. “A redução para 800 metros cúbicos por segundo ainda não foi praticada e precisa ser feita com muito cuidado”, ressaltou Vicente Andreu.

Parlamentares defendem atuação da Codevasf na bacia do São Francisco

Ao longo da audiência, parlamentares defenderam investimentos em revitalização do rio São Francisco e ressaltaram nesse contexto a capacidade de trabalho da Codevasf. “Acho que as bancadas de Minas, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe deveriam se unir e, no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e no âmbito da Comissão de Mudanças Climáticas, fazer uma mobilização para fortalecer e valorizar o papel institucional da Codevasf, sobretudo o papel de revitalização do rio”, disse o senador Fernando Bezerra Coelho, presidente da comissão.

“A Codevasf, que é um órgão de excelência, que presta serviços, que tem foco, precisa de recursos para acabar com o esgoto e o lixo. Além do comprometimento pela falta de água, pelo assoreamento, precisamos ter comprometimento pela poluição”, disse o deputado Sarney Filho.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário