quarta-feira, outubro 21, 2015

Câncer de mama: Campanha usa censura nas redes sociais como forma de engajamento social


Utilizar a censura como forma de engajamento pelas pesquisas para a cura do câncer de mama. Este é o mote da #nudefightagainstcancer, campanha criada pela Blackninja para a Latin Cooperative Oncology Group (LACOG), entidade latino-americana de pesquisa. A campanha se posiciona em relação à censura aos mamilos femininos nas redes sociais dando aos usuários a possibilidade de substituir as famosas tarjas pretas por símbolos de combate ao câncer de mama.

A campanha digital é focada nos targets masculino e feminino e, num primeiro momento, vem sendo viralizada por formadores de opinião, artistas, fotógrafos, modelos e movimentos feministas que já usam tarjas em suas fotos ou que, eventualmente, sofrem ao postar imagens do corpo feminino – seja fotografia ou ilustração – em redes sociais que possuem políticas de restrição à veiculação de imagens consideradas ‘impróprias’ sob pena de suspensão das contas. No site www.nudefightagainstcancer.com os usuários podem baixar os selos da campanha e aplicar às suas próprias fotos.

Segundo Bertone Balduíno, diretor de criação da Blackninja, o esforço dá visibilidade ao diagnóstico precoce e também às pesquisas voltadas para a cura do câncer. “O Outubro Rosa é um período bastante propício para debatermos o assunto e optamos por um conceito que utilizar esta censura como arma política de enfrentamento. Como falar de autoexame se até a foto de um seio é proibida?”, questiona.

Para apoiar a campanha o internauta deve postar suas imagens com a hashtag #nudefightagainstcancer nas redes. O vídeo da campanha está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=l7H6iikUHoM

Ficha Técnica
Direção de Criação: Bertone Balduino
Criação: João Saraiva, Rodrigo Bonfim, Márcio Nazianzeno, Filipe Soares
Edição de vídeo: Filipe Soares
Estratégia digital: Gilson Pessoa, Natália Leão, Benjamin Azevedo
Produtora de Áudio: muzak
Produtora Web: Mobister

Iara Lima
Jornalista

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