terça-feira, agosto 25, 2015

IPA apoia fortalecimento da produção de semente crioula


Com o intuito de ampliar a oferta de sementes crioulas no Agreste Meridional pernambucano, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), vem orientando um grupo de 114 agricultores ligados a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar (Coopaf), no município de São João. A proposta visa trabalhar a multiplicação dessas sementes, a fim de tornar a cooperativa apta a produzir em escala comercial.

Para isso, a cooperativa já deu o primeiro passo. Recentemente, ela recebeu o certificado do Cadastro Nacional de Entidade Produtora de Semente Crioula. Fator que torna a Coopaf apta a desenvolver as atividades de identificação e cadastro de cultivares locais, tradicionais ou crioulas, conforme norma prevista na Portaria n° 51 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e no Manual de Crédito Rural 16-10. A próxima etapa é obter o Registro Nacional de Cultivares (RNC), exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Portaria n° 527. O documento, emitido pela Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (Seaf), monitora a organização, sistematização e controle da produção e comercialização de sementes e mudas no país.

De acordo com a gerente do Departamento de Negócios Tecnológicos (Dent) do IPA, Luciana Sartori, o Instituto tem orientado a cooperativa com atividades de pesquisa e assistência técnica. “Nós avaliamos as sementes produzidas na região, para que atendam ao padrão comercial. Após a análise do material, os extensionistas instruem os agricultores a adotar medidas estratégicas para uma produção satisfatória”, destacou Sartori. Ela ainda adiantou que, se a Coopaf seguir corretamente as orientações do IPA, a partir do segundo semestre 2016, já estará pronta para comercializar nos mercados institucionais, como o PAA Sementes, por exemplo.

A ação está sendo coordenada pelas pesquisadoras Luciana Sartori e Regina da Rosa, pelo supervisor de produtos vegetais Waldemar Araújo, e pelos extensionistas Pedro Balemfifer, Joseval Silva e Josias Calado. Participaram também do encontro representantes SEAF, UFRPE, SEBRAE e Prorural.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário