terça-feira, agosto 25, 2015

Canal do Sertão é tema de seminário na UFAL em Delmiro Gouveia

Seminário lançará a VII Romaria das Águas e da Terra do Sertão

Por Assessoria/CPT-AL e Grupo de Estudos Agrários e Sócio territoriais do Campus do Sertão

O Campus da UFAL em Delmiro Gouveia recebe, no próximo dia 28 de agosto, o seminário 'Canal do Sertão: Para quê? Para Quem?'. A atividade está marcada para às 14 horas no auditório Graciliano Ramos do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas.

O evento será o lançamento oficial da VII Romaria das Águas e da Terra. A Romaria do Sertão de Alagoas ocorre do dia 26 até o dia 27 de setembro, tendo início às 22 horas com celebração da Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário e seguindo, durante a madrugada, até o canal do sertão em Água Branca.

Para Carlos Lima, coordenador regional da CPT, a Romaria é um ato de fé, esperança e luta, que denuncia o avanço do capital contra o Rio São Francisco e o povo que vive do Rio. “Deus criou tudo para todos. As águas e a terra são um bem coletivo e não pode ser apropriado por poucos. E o canal do sertão, da mesma forma, tem que servir ao povo mais pobre e necessitado”, afirmou Lima.

Para Felipe Ferreira, da Universidade Federal de Alagoas, o seminário é uma forma de discutir a dinâmica de distribuição das águas são franciscanas a partir de canais, visando que em muitas ocasiões essa distribuição não chega aos mais necessitados.

O seminário sobre o canal do sertão e a romaria das águas e da terra estão sendo organizados pela Diocese de Palmeira dos Índios, pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, pela Comissão Pastoral da Terra – CPT, pelo Grupo de Estudos Agrários e Socioterritoriais – Geast/UFAL, pelo Conselho Indigenista Missionário – CIMI e pela Universidade Federal de Alagoas – Campus Sertão.

GEAST - Grupo de Estudos Agrários e Sócio Territoriais da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão em Delmiro Gouveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário