segunda-feira, junho 15, 2015

Prefeito de São Lourenço da Mata vai renunciar ao cargo


O prefeito de São Lourenço da Mata, Etorre Labanca (PSB), não vai concluir o mandato. O socialista vai renunciar ao cargo para integrar a equipe do governador Paulo Câmara (PSB). Segundo uma fonte, a decisão já foi tomada, faltando apenas acertar os detalhes legais do afastamento e o formato de como o processo será feito. Com a saída de Labanca, quem vai assumir o cargo é o vice-prefeito do município, Gino Albanez (PSB), que há mais de 20 anos acompanha o prefeito em atividades administrativas e políticas.

No governo do estado, Ettore Labanca irá assumir a presidência da Agência Estadual de Regulação de Pernambuco (Arpe), atualmente dirigida por Roldão Joaquim. As funções dele, no entanto, irão mais além. O socialista vai ajudar Paulo Câmara nas articulações políticas. Esse seria o principal motivo da renúncia. “Será uma coisa boa para Ettore e para o governo porque vai contar com ajudar dele nas questões relacionadas à política”, comentou uma fonte em reserva. O prefeito deverá se encontrar com o governador na próxima semana para continuar as conversas sobre o assunto.

Nos bastidores, os comentários são de que o processo de renúncia e a nomeação de Labanca para equipe de Paulo Câmara não deve demorar. A previsão e de que aconteça até o final deste mês. Depois da morte do ex-governador Eduardo Campos, de quem foi secretário-executivo de Relações Institucionais (2007/2008), o prefeito acreditava que não teria a mesma relação de proximidade com o próximo governador.


Mas com o passar do tempo, observou a forma como Câmara está conduzindo o estado, de acordo com uma fonte, “de forma tranquila, com capacidade de dialogar e com a mesma humildade demonstrada na campanha eleitoral”. “Agora, o estado passa por um momento de dificuldade financeira e ele precisa da ajuda de todos”, comentou a mesma fonte.

Sucessão

Além de ficar no comando da prefeitura, Gino Albanez será o candidato do prefeito na eleição municipal de 2016. Esse seria o outro motivo para Ettore renunciar ao cargo. Com o afastamento, daria ao auxiliar mais tempo para trabalhar o nome e mostrar seu trabalho para os eleitores da cidade. Ettore Labanca exerce o quarto mandato na Prefeitura de São Lourenço da Mata. Ele já esteve no comando do município nos períodos de 1989/1992, 1997/2000 e 2009/2012.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário