quinta-feira, maio 07, 2015

Escada: EREM Monsenhor João Rodrigues de Carvalho recebe Projeto Ciência Móvel

Projeto itinerante do Espaço Ciência divertiu e aproximou jovens de experiências científicas (Foto: Ademar Filho/Ascom SEE)

Aproximar os estudantes dos experimentos desenvolvidos pelo Espaço Ciência é o objetivo do Projeto Ciência Móvel que, nesta quarta-feira (06), esteve na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Monsenhor João Rodrigues de Carvalho, localizada no município de Escada, Zona da Mata do Estado. Durante todo o dia, os jovens puderam presenciar e participar de experimentos científicos relacionados a conceitos de Física, Química, Biologia, Matemática e Astronomia, além da exposição “Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos”, que apresentou a biografia de estudiosos relevantes para o desenvolvimento das mais diversas áreas de conhecimento no Estado e no país, entre eles, Joaquim Cardoso, Gilberto Freyre, Celso Furtado e Naíde Teodósio. “Queremos provocar nossos alunos, despertar a curiosidade para o conhecimento. Essa é nossa função como professores. Acredito que esse dia ficará na mente deles por muito tempo”, declarou a professora de Matemática e organizadora da ação, Sônia Oliveira.

Maria Karla do Nascimento, 16 anos, estudante do 3º ano, revelou que já havia visitado o Espaço Ciência e que a visita do Ciência Móvel na sua escola trouxe ainda mais conhecimento. “Tudo que traz mais conhecimento para nossas vidas é importante. A linguagem utilizada pelos monitores e os objetos utilizados nas experiências chamaram a atenção dos jovens e adolescentes que, muitas vezes, não se sentem atraídos pelas ciências exatas. Aqui dá pra aprender brincando com jogos e complementar o que já aprendemos em sala de aula de uma forma lúdica e dinâmica”. Já Ítalo Fernando, 18 anos, destacou as experiências de percepção de ótica, como o Disco de Newton. “Tinha visto na aula que a junção de todas as cores produz a cor branca e a ausência das cores gera o preto. Puder ver isso na prática, quando o disco gira e mistura todas as cores. Muito divertido”, comentou o jovem.

A coordenadora do projeto Ciência Móvel, Roberta Cristina, explicou que qualquer instituição pode solicitar a visita do projeto. “Nosso maior objetivo é levar o conhecimento proporcionando a popularização da ciência entre crianças e jovens”, destacou, lembrando que não existe faixa-etária específica para conhecer o projeto. “De acordo com a idade do público, adaptamos a linguagem para tornar a explicação acessível. Todos conseguem entender, desde estudantes do Ensino Fundamental até os estudantes do ensino superior, visualizando a ciência através de experiências do cotidiano”.

Para solicitar uma visita do Projeto Ciência Móvel, o professor deve preencher o formulário de solicitação disponível no link: http://www.espacociencia.pe.gov.br/atividade/ciencia-movel/ ou entrar em contato através do email: cienciamovelec@gmail.com.

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário