quarta-feira, abril 15, 2015

Reunião define cursos do Pronatec Campo em Petrolina

Foto: Ricardo Alves/Ascom Sedesa

Na última semana, representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, do Instituto Federal de Pernambuco e da Prefeitura Municipal de Petrolina se reuniram no Centro de Convenções Nilo Coelho para discutir a execução dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Campo, na região que compõe o Sertão do São Francisco.

O Pronatec Campo é uma das mais recentes modalidades do Pronatec criadas pelo Governo Federal, e é executado em parceria com instituições federais, estaduais e municipais. Petrolina, que já conta com diversos cursos em outras modalidades do programa, agora também será contemplada com capacitações profissionais voltados para o público que lida com o campo.

“Esta é a primeira vez que pactuamos cursos para a região, mas o nosso objetivo é organizar ainda melhor as demandas de cada localidade e fortalecer esta parceria, para aumentar o número de cursos e vagas ofertadas pelo Pronatec Campo”, destacou a coordenadora regional do programa no Nordeste pelo MDA, Júlia Aires.

O Instituto Federal é a instituição de ensino que vai ministrar os cursos já selecionados em seus diversos campi no sertão pernambucano. Em Petrolina, foram aprovados três cursos: Agente de Desenvolvimento Cooperativista; Fruticultor; e Produtor de Vinhos e Derivados da Uva. Os cursos foram selecionados de acordo com as características e necessidades de cada município, e as datas para início das inscrições e das aulas serão divulgadas em breve.

No encontro também ficou acertado que o município de Petrolina Sediará o 1° Seminário de Educação no Campo, ministrado pelo Instituto Federal, em parceria com outras entidades do segmento. A previsão é que este seminário aconteça neste primeiro semestre.

Texto e foto: Ricardo Alves/Ascom Sedesa/Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário