segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Escolas da rede estadual de Alagoas recebem 300 kits do Projeto A Cor da Cultura

Material didático e audiovisual trata sobre a cultura e a história da cultura afro-brasileira. Parte dos kits foi entregue também a entidades de matriz africana, a exemplo do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira Iyá Ogun-Té (Foto: Valdir Rocha)

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) entregou nesta quarta-feira (28) cerca de 300 kits do Projeto A Cor da Cultura. O material didático e audiovisual foi entregue aos representantes das escolas da rede de ensino que participaram do curso de formação sobre diversidade.

A entrega do material, mais um exemplar do Plano Nacional de Implementação da Lei 10.639/2003, foi feita de forma simbólica, durante a formação continuada, realizada no auditório do Centro de Formação dos Servidores da SEE, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA), em Maceió.

De acordo com Claudiane Pimentel, superintendente de políticas educacionais da SEE, os kits serão trabalhados pelos professores nas unidades de ensino junto com a implementação da Lei 10.639/2003. Essa norma estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

Parceria

Claudiane Pimentel disse também que a aquisição desses kits é fruto de uma parceria entre a Secretaria, o Ministério da Educação (MEC), o Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho. Além dos kits e do livro sobre a Lei 10.639/2003, os participantes do curso irão receber a certificação da formação continuada.

Depois da entrega simbólica dos kits, os participantes do curso assistiram a uma palestra do professor Zezito de Araújo sobre diversidade étnico-racial. Na palestra, foi destacada a importância da implantação da cultura e da história afro-brasileira nas aulas dos alunos do ensino médio.

De acordo com Zezito de Araújo, o Cor da Cultura é um projeto sócio educativo de valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro nas salas de aula e demais ambientes da comunidade. “É uma ferramenta importante de reconhecimento da história e da contribuição da população negra para a construção da sociedade brasileira”, enfatizou.

Parte dos kits foi entregue também a entidades de matriz africana. Por isso, o material foi entregue ao Pai Célio Rodrigues, da Casa de Iemanjá, em Maceió. Ele disse que a iniciativa vai melhorar o intercâmbio entre as Casas de Cultura de Matriz Africana e as escolas da comunidade.

“No nosso bairro, a gente já faz esse trabalho de integração cultural com oito escolas na região da Ponta da Terra. Por isso, esse material é de extrema valia para esse trabalho de cunho cultural e educativo”, afirmou Pai Célio, responsável pelo Núcleo de Cultura Afro-Brasileira Iyá Ogun-Té.

Projeto educativo

O Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), a TV Globo e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo. Em Alagoas, começou em 2011 e teve a terceira etapa concluída na última quarta-feira (28).

Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário