segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Lago de Itaparica chega a fevereiro com 18,65% de volume útil. Confira níveis dos principais reservatórios do Rio São Francisco

Praia do Letreiro do Sobrado, em Petrolândia, às margens da represa de Itaparica (Foto: Lúcia Xavier)

A ANA divulgou nesta segunda-feira (02), boletim de acompanhamento dos reservatórios da Bacia do São Francisco. Nesse domingo (1º), o Lago de Itaparica (Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga) apresentava 18,65%. A Represa de Sobradinho estava com 18,70%, enquanto Três Marias resiste à estiagem comportando 10,56%.

O Diário Oficial da União de hoje publicou a Resolução 85, de 29 de janeiro, da Agência Nacional de Águas (ANA), que prorroga até 28 de fevereiro de 2015 a redução temporária da descarga mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no rio São Francisco. Com isso, ambos continuam autorizados a liberar a partir de 1.100m³/s, em vez do patamar mínimo de 1300m³/s.

A redução temporária da vazão mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó leva em consideração a importância dos reservatórios de Sobradinho, Itaparica, Apolônio Sales (Moxotó), Complexo de Paulo Afonso e Xingó para a produção de energia do Sistema Nordeste e para o atendimento dos usos múltiplos da bacia. Além disso, a medida deve-se ao menor volume de chuvas na bacia do São Francisco nos últimos anos. Desde a Resolução ANA nº 442, de 8 de abril de 2013, está em vigor o patamar mínimo de 1.100m³/s.

De acordo com as resoluções da ANA sobre o tema, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), responsável por aplicar a redução temporária, está sujeita à fiscalização da Agência. A CHESF também deve dar publicidade das informações técnicas da operação aos usuários da bacia e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) durante o período de vazões defluentes mínimas reduzidas.

Notícia relacionada:
>Testes de redução da vazão mínima no Rio São Francisco para 1.000 m³/s nos períodos de "carga leve" terminam no próximo domingo (1º)

Redação do Blog de Assis Ramalho com informações da ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário