terça-feira, janeiro 06, 2015

Petrolândia: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Plena e produtores das agrovilas da Reta reclamam de falta de assistência da Celpe

Produtores das agrovilas da Reta, do STR e representantes da Plena procuraram o Escritório da Celpe em Petrolândia para reclamar da falta de assistência da concessionária de energia aos produtores rurais (Foto: Assis Ramalho)

Não bastassem os problemas causados pela redução do volume de água no Lago de Itaparica e as constantes reclamações de falta de assistência técnica da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), os produtores rurais das agrovilas da Reta, no Projeto Barreiras, no município de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, denunciam outro problema que estaria prejudicando a produção local: a falta de assistência por parte da Celpe.

Na manhã desta segunda-feira (05), produtores rurais das agrovilas, acompanhados pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício, por Dr. Sérgio Carvalho, gerente executivo, e Thiago, coordenador de operação e manutenção, representantes da Plena, empresa terceirizada da Codevasf, visitaram o escritório da Celpe em Petrolândia em busca de soluções.

Em conversa com Assis Ramalho, Dr. Sérgio falou sobre o problema.

"Nós estamos tendo um problema de afundamento de tensão, onde a gente não está conseguindo fazer o acionamento de dois conjuntos (motor bomba) para atender a demanda dos produtores, Vale lembrar que desde de outubro do ano passado a gente já vem compactando com a Codevasf e com a Celpe para tentar resolver esse problema."

Ainda segundo Dr. Sérgio, a Celpe tinha conhecimento do problema e estaria tomando as providências.

"A Celpe já tem conhecimento dos problemas e já está elaborando um projeto para solucionar o problema de afundamento de tensão. Só que, aproximadamente uma semana atrás, a Celpe declarou que está com um problema de capacitor (componente que armazena cargas elétricas). Então, a gente veio aqui no escritório da Celpe, junto com os produtores, que estão tendo problemas nas suas plantações por esses motivos que eu falei. Então, hoje, nós conversamos com o representante da Celpe, Maureci, que nos atendeu muito bem, e ele se comprometeu ir (à EB1) fazer o acionamento manual para elevar a tensão momentânea, para a gente conseguir o acionamento dos dois conjuntos para atender a demanda dos produtores."

Para o Coordenador de Operação e manutenção da Plena, Thiago, a empresa tem tentado oferecer a melhor assistência aos produtores, mas a Celpe não tem cumprido com o seu dever.

"Nós estamos tentando oferecer os melhores serviços para os produtores, mas não estamos conseguindo, por deficiência da nossa fornecedora de energia, no caso a Celpe. Então, a gente quer que esse problema seja resolvido o mais rápido possível, para que os produtores não sejam tão penalizados, como já são há bastante tempo."

De acordo com Zé Mauricio, presidente do STR de Petrolândia, o problema já vem de longe.

"O que acontece é que já dura muitos anos esse jogo do empurra-empurra, com cada um passando o problema para o outro, onde todos ficam se defendendo, e só quem fica com o prejuízo são os produtores. Mas o Sindicato dos Trabalhadores está disposto a lutar por aquilo que o trabalhador tem direito, o que foi acordado desde 1986 e que 90% não é cumprido. Então, sobre esse problema que estamos reivindicando hoje, nós estamos dando essa semana para que a Celpe resolva o problema, para que o prejuízo não seja maior para os produtores. Caso contrário, nós estamos dispostos a acionar a bomba dia e noite, mesmo nos horários de pico, por que a gente não aguenta mais ver tanta falta de respeito com os trabalhadores, e isso tem que acabar."

Ainda de acordo com José Maurício, é uma vergonha a Celpe não ter capacidade para resolver um problema tão pequeno.

"É vergonhoso para uma empresa como a Celpe ficar cinco, seis meses sem que tome as providências de arrumar um simples capacitor. Enquanto isso, os trabalhadores estão sofrendo e tendo prejuízos em suas roças'", finalizou o presidente do STR de Petrolândia.

Conversamos também com o agricultor Edmilson José dos Santos, popularmente conhecido por Coco. Ele lembrou que, em setembro do ano passado, para evitar maiores prejuízos com a perda da produção por falta de água, os produtores fizeram um mutirão para limpeza do canal da EB1, e agora o problema é da Celpe, que não tem dado a assistência necessária.

"A verdade é que, desde setembro do ano passado, todas as 198 famílias dos perímetros irrigados das agrovilas da Reta estão sendo penalizadas. Antes, o problema era a falta de água que era causada por falta de limpeza do canal. Agora, que o problema da falta de água já foi resolvido, o problema é falta de energia, e assim ninguém aguenta. Quando acaba um problema, vem outro, e quem sofre somos nós, trabalhadores rurais que estamos sofrendo com prejuízos frequentes, um em cima do outro. Todos sabem que com apenas uma bomba funcionando, não é o suficiente para atender toda a demanda dos trabalhadores. Então, se nada for resolvido, nós vamos botar as bombas para funcionar 24 horas, até que a Codevasf tome as providências perante a Celpe", disse Edmilson.

Até o fechamento desta reportagem, Maureci, servidor da Celpe em Petrolândia, se comprometeu a ir pessoalmente a estação da EB1 fazer o acionamento manual para elevar a tensão de bombeamento.

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Petrolândia: Situação caótica faz com que produtores rurais realizem mutirão para desobstruir o canal de abastecimento às Agrovilas da Reta
>Petrolândia: Após dragagem, canal de irrigação das agrovilas da Reta funciona com normalidade
>Petrolândia: Produtores rurais reúnem-se com superintendente regional da Codevasf para discutir problemas dos perímetros irrigados
>Exclusivo: Em entrevista ao Blog, ministro da Integração Francisco Teixeira fala sobre a situação do Lago de Itaparica e ações emergenciais para o Perímetro Irrigado
>Petrolândia: Produtores rurais reclamam falta de assistência técnica em seus lotes
>Petrolândia: STR e produtores das Agrovilas da Reta ocupam EB-1 do Projeto Barreiras

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário