sábado, novembro 22, 2014

Petrolândia: Escola Municipal 4 de Outubro celebra dia da consciência negra


Apresentações foram realizadas em frente a Escola Municipal 4 de Outubro
Fotos: Assis Ramalho
Apresentação do Grupo de Capoeira Embondeiro
Educadoras da Escola 4 de Outubro
Grupo de Capoeira Embondeiro de Petrolândia

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira (20), a Escola Municipal 04 de Outubro de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, promoveu nesta sexta-feira (21) uma série de atividades, além de dar suporte a eventos que abordaram a temática.

O evento foi realizado em frente a Escola com apresentações de Literatura de Cordel, Paródia, e teve apresentação especial do do grupo de Capoeira Embondeiro, sob orientação do instrutor Bigodinho.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.

A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil.

Essa sugestão orienta-se por uma das determinações da lei Nº 10.639, que diz no Art. 26-A, parágrafo 1º: “O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.”

Para ver fotos do evento da Escola 4 de Outubro, clique >Escola 4 de Outubro celebra dia da Cosciência Negra

Notícia relacionada (clique para ler)
>Petrolândia: Dia do Professor é comemorado com jantar na Escola Municipal 4 de Outubro

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário