sábado, novembro 22, 2014

CBHSF encerra encontro com pedido de apoio aos comitês de bacia

Plenária final (Foto: CBHSF/Divulgação)

Depois de dois dias de intensos debates e conferências, terminou ontem, 21 de novembro, em Maceió, a XXVI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, realizada no Hotel Meridiano, na Praia de Pajuçara, na capital alagoana. Com o tema central “A agonia do São Francisco: a escassez de governança”, a plenária reuniu cerca de cem participantes, entre pesquisadores brasileiros sobre recursos hídricos, gestores públicos e ativistas ambientais, além dos membros do comitê que representam a diversidade dos usuários da bacia do rio São Francisco. A gravidade da crise hídrica atual, os conflitos nos usos múltiplos das águas, as fiscalizações preventivas na bacia realizadas pelo Ministério Público, o projeto de transposição do rio São Francisco foram alguns dos temas debatidos.

Em sua fala final, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, aproveitou para cobrar dos governos federal e estaduais mais apoio aos comitês de bacia. Ele considerou que esse é o caminho para encontrar alternativas viáveis para garantir o abastecimento humano. Ainda em seu pronunciamento, Miranda convocou a todos para participarem do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, também em Maceió. Durante a sessão final da plenária, os participantes escolheram a cidade de Petrolina, em Pernambuco, região do Submédio São Francisco, para receber a próxima plenária do CBHSF, que acontecerá ainda no primeiro semestre de 2015.

ENCOB – Durante o XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), representantes de comitês de rios de todo o país debaterão com estudiosos, ambientalistas e gestores de órgãos nacionais de recursos hídricos do país, como a Agência Nacional das Águas – ANA, Conselho Nacional de Recursos Hídricos-CNRH, além dos Ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional. O Encob 2014 acontece no Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso, Rua Celso Piatti, S/N ,Jaraguá, Maceió – AL.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Para acompanhar os principais temas e debates da XXVI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, acesse www.cbhsaofrancisco.org.br

Assessoria de Comunicação CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário