sábado, novembro 22, 2014

Droga contra HIV trata doença que causa cegueira em idosos, diz estudo


Degeneração macular é uma das principais causas de cegueira no idoso. Estudo em camundongos também revelou ação anti-inflamatória de droga.

Uma pesquisa feita com cobaias demonstrou que uma categoria de antirretrovirais muito usada contra o HIV, vírus causador da Aids, também é eficaz contra a degeneração macular, uma das principais causas de cegueira no idoso.

Examinando a estavudina, assim como outros antirretrovirais da mesma classe usados contra o HIV, Benjamin Fowler, pesquisador da Universidade de Kentucky e um dos principais autores do estudo, descobriu que estes remédios neutralizavam um grupo de proteínas, denominado inflamassoma NLRP3.

Estudos anteriores mostraram que estas proteínas são responsáveis por inflamações que podem destruir as células da retina e contribuir para a degeneração macular.

Os autores deste novo estudo, publicado na revista "Science", descobriram também nos camundongos que estes antirretrovirais podiam impedir algumas inflamações do fígado e doenças causadas pela rejeição aos órgãos transplantados.

Estes pesquisadores consideram também que as virtudes anti-inflamatórias destes medicamentos contribuíram para seus efeitos terapêuticos contra o HIV.

A degeneração macular associada à idade é uma doença da retina que surge a partir dos 50 anos e evolui progressivamente, provocando perda da visão central.

G1 Ciência e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário