quarta-feira, outubro 22, 2014

Setor elétrico justifica vazões reduzidas do São Francisco e analisa crise hídrica atual

Esta é a mais grave crise hidrológica vivida pelo Brasil, pior até mesmo do que a do ano de 2001, “só não foi decretado racionamento agora porque temos outras fontes energéticas", disse representante da Chesf. Por sua vez, o ONS disse que a energia térmica já foi utilizada até o limite da capacidade técnica disponível.

Um diagnóstico preciso e mais detalhado da grave crise hídrica que atinge o país, prejudicando seriamente a bacia hidrográfica do rio São Francisco e, por consequência, a região Nordeste e norte de Minas Gerais, foi o principal resultado da reunião realizada na manhã de hoje (22.10), em Salvador – BA, com participação dos principais atores do sistema elétrico nacional. A reunião atendeu a um convite do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, com o objetivo de colher mais informações sobre a problemática que vem sobrecarregando o Velho Chico e atingindo indiscriminadamente todas as suas regiões fisiográficas.

“As ideias não prosperam sem que haja tolerância. Estamos aqui para ouvir e conversar. Todos sabem que o Comitê é muito franco em suas avaliações e posições, mas tenham certeza de que somos também cordatos na discussão de questões que estão influenciando as nossas vidas agora e podem comprometer as gerações futuras”, ponderou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, ao abrir a reunião.

Primeiro a falar, o gerente executivo do Norte-Nordeste do Operador Nacional do Sistema (ONS), Saulo Cisneiros, disse que os problemas de insegurança hídrica vivida atualmente pelo Brasil tem obrigado o setor elétrico a trabalhar com o mínimo do potencial das hidrelétricas e tendo que lançar mão de outras fontes energéticas para garantir o fornecimento ao Nordeste, sendo a energia térmica a principal delas. Questionado se poderia haver um uso maior da energia térmica para poupar o rio, disse que essa fonte de energia já foi utilizada até o limite da capacidade técnica disponível. “Não limitamos o uso por questões econômicas”, garantiu.

O superintendente de Operações de Contatos de Transmissão de Energia da Chesf, João Henrique Franklin Neto, que ocupa o cargo desde 1998, admitiu que esta é a mais grave crise hidrológica vivida pelo Brasil, pior até mesmo do que a do ano de 2001, quando ocorreu racionamento de energia “Só não foi decretado racionamento agora porque temos outras fontes energéticas”, observou.

Franklin Neto disse acreditar que as chuvas caiam até o final do ano e possam aliviar o quadro hídrico atual, mas, diante de uma situação extrema, não descartou a possibilidade de se reduzir ainda mais a vazão do São Francisco a partir dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, mas com muito cuidado. “Nunca fomos para uma vazão de 900mm/seg (a praticada atualmente é de 1100mm/seg) e não quero dizer que vamos chegar a isso. Se for o caso, vamos para 1.000 ou 1050mm, mas de uma forma gradativa, analisando os problemas, fazendo adequações necessárias para evitar os impactos na bacia”, disse.Finalmente, o gerente de Distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Marcelo de Deus, fez um balanço da situação do Alto São Francisco, também vítima da longa estiagem. “O ano de 2014 foi muito pior do que o pior ano que já existiu”, atestou, dizendo que a usina hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, está experimentando agora uma situação inédita: ter que operar em meio a uma situação emergencial nunca vivida, o que torna todas as decisões e medidas mais difíceis, “ainda mais quando se sabe que a usina foi criada para proteger contra as cheias, ajudando a preservar as cidades a jusante”.

Ascom CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário