quarta-feira, outubro 22, 2014

Pernambuco participa do 2° Encontro Nacional de Clínicas do Testemunho

O encontro começa nesta sexta, 24, no Rio de Janeiro, e contará com a participação da coordenadora do Centro Estadual de Apoio as Vítimas de Violência, Tádzia Negromonte.

O projeto Clínica do Testemunho em Pernambuco será apresentado nesta sexta-feira, 24 e sábado, 25, no 2° Encontro Nacional da Rede de Clínicas do Testemunho, na Escola de Saúde Mental, no Rio de Janeiro. A apresentação será feita pela coordenadora do Centro Estadual de Apoio as Vítimas de violência, CEAV, Tadzia Negromonte. A atividade contará com a participação das quatro Clínicas conveniadas com a Comissão da Anistia, PE, RJ, SP e RS, o presidente da Comissão, Paulo Abrão e mais dois representantes do órgão.

O objetivo geral é mostrar o funcionamento e a experiência de cada projeto nos atendimentos, nas atividades de difusão e de capacitação, destacando algumas linhas de investigação, que possam subsidiar as recomendações e encaminhamentos para a criação de uma política pública.

Também participará do encontro a representante da Clínica do Testemunho da Argentina, Fabiana Rousseaux, que vai relatar a experiência no seu país e as possibilidades de parceria.

O projeto Clinica do Testemunho de PE é desenvolvido desde 2013 pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, através de sua Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, sendo executada pelo Centro Estadual de Apoio as Vítimas de Violência-CEAV. O serviço funciona na sede da SEJUDH, Rua Benfica, 133, Madalena.

De acordo com Tádzia Negromonte, CEAV, a clínica possibilita o cumprimento de um duplo papel para as vítimas: o político, do passado de resistência a um regime autoritário e de exceção; e o papel de ajudar as gerações seguintes de conhecer essa história, porque sem memória não somos capazes de criar medidas para não repeti-las.

Segundo o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, é dever hoje na democracia que o estado institua mecanismos de reparação integral: econômica (com indenizações); moral (pedidos de desculpas, sessões de homenagens públicas); coletiva (construção de monumentos, que de forma indeterminada prestigia a todos os que tiveram na resistência democrática) e a psicológica (reparação da ordem da saúde mental, através da Clínica do Testemunho).

Após a participação no encontro da rede Clínicas, a coordenadora do CEAV – Tadzia Negromonte participará, a convite da Comissão da Anistia, do Congresso Internacional de Direitos Humanos: Barbárie ou Civilização?, que esta sendo organizado em parceria com o CESUC de Florianópolis, nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2014.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário