segunda-feira, setembro 22, 2014

Paulo Afonso-BA: Queda na receita pode causar demissões na prefeitura

Após a perda de boa parte dos royalties do município, o prefeito Anilton diz que o Imposto de Circulação de Mercadorias e prestação sobre Serviço (ICMS) foi diminuído e a queda da receita é muito grande.

No início da manhã desta segunda-feira (22), o Prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos (PDT), conversou ao vivo com o repórter Gil Leal da Rádio Bahia Nordeste, e explicou aos ouvintes sobre medidas de contenção de gastos, tendo como justificativa uma queda na receita municipal e o principal alvo são os servidores efetivos municipais.

Após a perda de boa parte dos royalties do município para as cidades de Glória/BA e Jatobá/PE, o prefeito Anilton Bastos explicou também que o Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação sobre Serviço (ICMS) de Paulo Afonso foi diminuído e a queda da receita é muito grande, com isso a gestão municipal terá que toma medidas rápidas para que a cidade não tenha problemas com o Tribunal de Contas dos Municípios. A situação é de alerta, porém não é desesperadora diz o Prefeito Anilton, já que o município estar recorrendo na justiça no intuito de reverter o quadro.

Segundo o Prefeito Anilton “Realmente os recursos que estão vindo para Paulo Afonso estão diminuindo muito, primeiro foram os royalties e agora essa perspectiva de queda do ICMS. Isso é uma coisa preocupante e que é verdade, não estou aqui alardeando nada, isso é verdadeiro e nós teremos que tomar uma atitude para que o município continue prestando os serviços básicos para Paulo Afonso. Eu fui a Brasília/DF e nesta terça-feira (23) estarei em reunião a diretoria da Chesf para ver o que se pode ser feito em uma situação como esta. A intenção foi boa em diminuir a conta de luz das pessoas, o que não pode é o município de Paulo Afonso que há vários anos gera energia para todos esses municípios ser prejudicado. Então eu estou muito preocupado, porque a queda é muito grande. R$ 12 Milhões em 2015 e R$ 38 Milhões em 2016, então Paulo Afonso não suporta mais perder tanta receita, estamos na justiça questionando a questão dos royalties e esperamos que a justiça seja feita, porque isso estar trazendo prejuízo para a comunidade de Paulo Afonso. Eu sou sempre otimista em minhas falas, mais não quero esconder das pessoas o que realmente estar acontecendo, esperamos que nós iremos reverter esse quadro, mais de ante mãos teremos que tomar algumas medidas, para que ninguém seja pego de surpresa. Isso aconteceu na cidade de Canindé do São Francisco/SE, onde aquela gestão teve que desligar cerca de 700 pessoas do quadro de funcionários do município, então isso é muito preocupante também aqui em Paulo Afonso”.

Por Wallace Lima da Revista Baiana de Noticias/Portal de Noticias da RBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário