terça-feira, junho 24, 2014

Jovens têm até 30 de junho para se alistar no Serviço Militar


Termina no dia 30 deste mês o período de alistamento para o Serviço Militar, conforme o Plano Geral de Convocação para 2015 do Ministério da Defesa. O Plano, que regula o Serviço Militar inicial, estabelece que os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2014 participam do processo seletivo. Caso sejam selecionados, poderão servir a uma das três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) a partir deste ano.

Os jovens nascidos em 1996 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais próxima da sua residência, levando certidão de nascimento ou outro documento (RG, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto recente, tamanho 3x4. O prazo para o alistamento militar termina no dia 30 de junho de 2014.

Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência têm de mostrar atestado médico. Todos os documentos precisam ser apresentados em suas versões originais.



Dever

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Aqueles que perderem o prazo de alistamento (2 de janeiro a 30 de junho de 2014) só poderão participar da seleção em 2015, para incorporar apenas em 2016.

>Confira os locais das Juntas de Serviço Militar (JSM).
>Tire suas dúvidas acerca do Serviço Militar.

Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário