segunda-feira, junho 02, 2014

Caos na saúde: Fila de espera por consulta em Fortaleza possue 100 mil pessoas e dura, em média, 6 meses


A espera por uma consulta com um médico especialista de um plano de saúde não pode levar mais de 14 dias, segundo uma resolução editada em 2011 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, do governo federal. No entanto, a União não estabelece prazos quando o paciente é da rede pública. Em Fortaleza, a demora para conseguir atendimento é, em média, de seis meses. A fila de espera possui 100 mil pessoas, segundo dados da própria Secretaria de Saúde do Município (SMS). Ortopedia, cardiologia e neurologia têm a maior demanda.

5 mil aguardam biópsias
A rapidez do tratamento faz toda diferença no combate aos diversos tipos de câncer. No entanto, no Ceará, a fila de espera pela biópsia, um dos exames mais importantes na luta contra o câncer de mama, chega a 5 mil pessoas. O alerta é da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, da Assembleia Legislativa do Ceará.
De acordo com a Frente, as visitas aconteceram no instituto do Câncer do Ceará (ICC), Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPCC), Hospital da Mulher de Fortaleza e Hospital da Mulher de Maracanaú, e constataram, além da grande espera pelo resultado de biópsias, a carência na área de profissionais de nível médio e superior, principalmente de anestesistas e ginecologistas.

As dificuldades apontadas aumentam ainda mais a angústia das pacientes pelo resultado do exame e, quando indicam positivo, a ansiedade pelo início do tratamento de combate à doença. É o caso da dona de casa Maria Juliene de Souza, moradora da Lagoa Redonda. Ela conta que fez a mamografia no fim do ano passado e teve a indicação da biópsia. "Até que a retirada do material foi rápido, o que demora é o resultado. Ainda não recebi e estou nervosa com o que pode acontecer", conta.

Fonte: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário