quarta-feira, abril 16, 2014

Trabalhadores rurais realizam protesto no Sertão de Pernambuco

Manifestantes pedem um local para morar e terras para plantar (Foto: Divulgação/ Fetape)
 
 Trabalhadores rurais realizam um protesto em Carnaíba, no Sertão de Pernambuco. Aproxidamente 300 pessoas participam da manifestação. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaíba, Risoneide Braz, o motivo é a desapropriação de terras devido à construção de uma mineradora. O ato ocorre desde o ínicio da manhã desta quarta-feira (16), quando os manifestantes bloquearam a PE-320 ateando fogo a pneus.

A comunidade rural de Santa Rosa tem 41 famílias. Estas pedem um local para morar e terras para plantar. “Hoje, nós temos terra e moradia. Para sair de onde estamos, precisamos de uma indenização justa. É necessário começar com um diálogo, mas isso nunca houve", explica a presidente da Associação Pedro Laurentino dos Santos, Risoneide Miguel.

Segundo a diretora de Política para a Juventude Adriana Nascimento, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), antes da mineradora ser construída um protoloco foi assinado. "Os governos municipal e estadual teriam assinado um protocolo de intenções garantindo que os moradores fossem indenizados", diz.

O prefeito de Carnaíba, José Mario Cassiano, diz que irá conversar com uma comissão dos manifestantes debater as reinvidicações. "Nós tínhamos um prazo de até junho para resolver essa situação. Os moradores se anteciparam. Iremos buscar a melhor maneira de solucionar estas questões. Não queremos que ninguém seja prejudicado", afirma. Ainda segundo o prefeito, aproximadamente oito famílias já receberam indenizações.
 
G1 Caruaru e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário