quarta-feira, janeiro 08, 2014

Salgueiro receberá sede operacional da transposição do rio São Francisco

Pernambuco receberá a sede operacional da Transposição do Rio São Francisco. Será em Salgueiro, no Sertão do estado, a concentração da operação e do monitoramento dos profissionais e da tecnologia que movimentarão o fluxo de água que vai abastecer 390 municípios de quatro estados (Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco).

O Ministério da Integração Nacional prevê a implantação do Centro de Controle e Operação (CCO) ainda neste semestre, acompanhando as primeiras entregas do projeto. A licitação para a construção será lançada em fevereiro e os equipamentos elétricos do Centro já estão em posse do Ministério da Integração Nacional.

Segundo informou o governo federal, o formato de licitação será em Regime Diferenciado de Contratação (RDC), dinâmica adotada nos últimos blocos de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para dar celeridade ao processo. O CCO ainda está em fase de elaboração do termo de referência, assim como o de orçamento.

Diferentemente da previsão inicial, os estados não terão participação orçamentária na implantação do CCO. A verba será exclusiva do governo federal, que resolveu assumir 100% da responsabilidade. Antes, cogitava-se que o centro de operações seria resultado de um consórcio público-privado, com 51% de participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (Codevasf) e 49% de participação das empresas dos estados do Ceará, de Pernambuco e da Paraíba.

O calendário da Transposição promete a entrega parcial do projeto em 2014. A previsão é que as águas corram pelo primeiro bloco de obras já em abril, no que o ministério chama de projeto piloto ou Meta 1L. São 16 quilômetros de obras, que incluem todos os mecanismos da infraestrutura hídrica, ou seja, canais, aquedutos, túneis, adutoras, estações de bombeamento verticais (EBVs) e sistemas de abastecimento.

A Transposição do Rio São Francisco tem orçamento atual de R$ 8,2 bilhões e está 51% concluída. São 470 quilômetros divididos em dois grandes canais. Quase 8 mil pessoas estão nas frentes de trabalho para entregar 100% do empreendimento em dezembro de 2015, cumprindo calendário do PAC.


Por André Clemente, do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário