quarta-feira, janeiro 22, 2014

Região do Vale do São Francisco desperta curiosidade após sucesso da minissérie ''Amores Roubados'' da Rede Globo


A exibição da minissérie Amores Roubados, da Rede Globo, chamou a atenção e atraiu ainda mais turistas e admiradores do bom vinho ao Vale do São Francisco, na Bahia. Com uma série de pontos turísticos que merecem ser visitados, a região é formada pelos municípios de Casa Nova, Curaçá, Remanso, Sobradinho e Juazeiro.

Considerado o segundo polo produtor de vinho nacional, onde se destaca o segmento do Enoturismo, com belos vinhedos e vinícolas, o destino conta com o roteiro do Vapor do Vinho, em que turistas percorrem, em uma embarcação, alguns trechos do Rio São Francisco e do Lago de Sobradinho. Depois, o passeio pode ser finalizando com a visita à Fazenda Ouro Verde, onde está situada a vinícola Miolo, no município de Casa Nova, a 584 quilômetros de Salvador.

A viagem começa com um passeio pela cidade de Juazeiro e visita à Barragem do Sobradinho, para ver de perto o maior lago artificial do mundo e a eclusagem, uma espécie de elevador que sobe e desce em função da água que entra e sai do reservatório. Ao chegar à Vinícola Ouro Verde (Miolo/Lovara), no município de Casa Nova, o turista pode visitar os vinhedos, conhecer mais sobre viticultura, saber como são elaborados os vinhos tinto, branco e espumante, assim como pode ir à destilaria para conhecer a produção de brandy.


De acordo com o coordenador do Vapor do Vinho, Rogério Pereira, o fluxo de visitantes neste mês de janeiro está sendo bom: já é 50% maior que o mesmo período de 2013. Pereira acredita que a exibição da minissérie tenha sido um dos fatores que impulsionaram o aumento da procura. “Janeiro é um mês de férias, quando as pessoas procuram fazer novos roteiros. Não resta dúvida que a repercussão na mídia da região foi importante para este resultado”, diz.

Lançada como primeiro destino de Enoturismo do Nordeste do país, em 2009, a Fazenda Ouro Verde, em Casa Nova, recebe turistas de diversos lugares do mundo. Segundo o coordenador de Turismo da fazenda, Rafael Loura, a produção da Rede Globo despertou a curiosidade dos visitantes. “Tivemos um aumento de 20% no número de visitantes, em relação ao mesmo período do ano passado. Com a minissérie, os turistas quando chegam querem saber onde fica o local, onde foram feitas as gravações, além de conhecer como se faz o vinho”.

O alto teor de açúcar é a principal marca dos vinhos do Vale do São Francisco, característica provocada pela exposição ao sol durante mais de três mil horas por ano. A qualidade dos vinhos vem sendo reconhecida com a conquista de inúmeras medalhas de ouro e de prata em concursos nacionais e internacionais.

Juazeiro - Localizado a 500 quilômetros de Salvador, o município baiano proporciona aos visitantes o contato direto com as belezas naturais do Rio São Francisco. As duas pequenas ilhas do Velho Chico - como o rio também é conhecido -, Amélia e Rodeadouro, são as principais áreas de lazer da cidade durante os finais de semana, dotadas de toda infraestrutura necessária para os visitantes. A Ilha do Rodeadouro, a 12 quilômetros do Centro da cidade, conta com uma praia fluvial que atrai baianos e turistas de diversas partes do mundo. O local é indicado para quem deseja tomar um banho refrescante durante o verão pela baixa temperatura das águas.

Outras atrações imperdíveis em Juazeiro são a orla fluvial, a escultura em homenagem ao Nego D’água, que trata de uma lenda da região, e a réplica do Vaporzinho, antiga embarcação que fazia a travessia da cidade baiana para Petrolina, em Pernambuco, e vice-versa.

Redação
ASCOM/GOV-BA