terça-feira, setembro 03, 2013

Itep abre seleção para nova turma de Mestrado em Tecnologia Ambiental


O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou o Edital n. 04/2013 com as normas de seleção e admissão para a turma 2014, que vai oferecer 30 vagas para o curso de Mestrado em Tecnologia Ambiental, sendo 15 vagas para a linha de pesquisa de Gestão Ambiental e 15 vagas para a linha de pesquisa de Contaminação e Degradação Ambiental. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro, na Secretaria do programa, na sede do Itep (Bloco C).

Os candidatos devem ter concluído graduação plena em cursos reconhecidos ou revalidados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. O Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental é dirigido a profissionais que atuem diretamente e/ou indiretamente na área de Tecnologia Ambiental e/ou àqueles que queiram nela ingressar.

O curso oferece as linhas de pesquisa de Gestão Ambiental e de Contaminação e Degradação Ambiental. A linha de Gestão Ambiental está dividida em cinco focos: Gestão de Resíduos Sólidos; Geoprocessamento, Sensoriamento e Sistema de Informação Ambiental; Aspectos Sociais Aplicados a Estudos ambientais; Energia e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas; e Instrumentos de Gestão Ambiental.

A linha Contaminação e Degradação Ambiental também divide-se em cinco focos: Caracterização e Tratamento de Efluentes; Aspectos Ambientais, Toxicológicos e Métodos Analíticos (metais pesados, agrotóxicos e hidrocarbonetos); Contaminação Ambiental; Qualidade Ambiental do ar, solo e água; e Abordagem do Meio Físico Aplicada às Questões Ambientais.

O processo seletivo consta de três etapas: a primeira, de prova de conhecimentos e suficiência em língua inglesa, a ser realizada no dia 30 de novembro; a segunda, avaliação de currículo Lattes, avaliação do histórico da graduação e de pré-projeto de dissertação, de 16 a 20 de dezembro; e a terceira, entrevistas, de 16 a 20 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 23 de dezembro. A matrícula ocorrerá de 7 a 10 de janeiro de 2014, com a aula inaugural no dia 10 de fevereiro.

O curso tem a duração prevista de 24 meses e custa 24 parcelas de R$ 848,00. A carga horária total é de 480 horas compreendida por, no mínimo, 32 créditos. Cada crédito em disciplina corresponde a 15 horas aulas. O curso funcionará com aulas presenciais na sede do Itep, distribuídas durante duas semanas consecutivas de cada mês (2ª e 3ª), durante 12 meses, no período noturno (19h às 22h), e aos sábados (8h às 12h).

Colaboradores – Em cumprimento à Instrução Normativa (IN) nº 08 (revisão 03) de 30/09/2011, o Itep disponibiliza até 10% do número de vagas para colaboradores da instituição, que deverão se submeter ao processo seletivo.

Fonte: Itep

Nenhum comentário:

Postar um comentário