segunda-feira, julho 15, 2013

Paulo Afonso e Glória realizam I Qualitilápia com início nesta terça-feira(16)


A região norte do sertão baiano vai receber o I Qualitilápia, no período de 16 a 21 de julho. O evento será realizado nos municípios de Paulo Afonso e Glória e tem como objetivo fomentar a aquicultura familiar no estado da Bahia.

O Qualitilápia tem como foco a qualificação profissional e acesso ao mercado, para alavancar a comercialização do pescado e beneficiar produtores e consumidores. Serão realizadas oficinas de capacitação e qualificação de produtores, potencializando a oferta e comercialização da tilápia em locais estratégicos, visando incrementar e incentivar o consumo do produto em todo estado. Os workshops e seminários para cooperativas e associações de pescadores, com produtores e potenciais compradores de tilápia, acontecerão em Paulo Afonso, no Clube Creia.



E a programação conta ainda com workshops, que serão abertos ao público. Donas de casa e simpatizantes da culinária vão aprender como preparar novas receitas com o peixe.

O encontro pretende ainda promover uma aproximação entre o setor produtivo e o setor comercial, através de momentos e encontros gourmet com empresários, estreitando relacionamentos entre os segmentos, objetivando ampliar atividades comerciais e incrementar a divulgação de produtos preparados com a tilápia. 

Será realizado um concurso que premiará o melhor prato de tilápia de cada município. Um júri, composto por chefes de cozinha e críticos gastronômicos, vai julgar as iguarias a partir de quesitos técnicos como apresentação, regionalidade, sabor, harmonia e criatividade.

Os restaurantes inscritos em Paulo Afonso foram Bate Papo, A Carioca, Chácara Regina, Gato Risonho, Don Léo, Sparttacus, Visual, Samarino Hotel e Tambaú. Já em Glória os participantes são Cantinho Carioca, Seu Pedro, Sertões, Kiosque do Boca, Edésio e São Pedro.

O evento, que conta com o apoio da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e do Sebrae , está sendo realizado pelo Instituto Cátedra e coordenado pela Nutrisingular e tem o apoio das prefeituras municipais de Paulo Afonso e Glória.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Blog de Ozildo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário