segunda-feira, junho 17, 2013

Tacaratu: 2º Encontro dos Vaqueiros é marcado por momentos de emoção e saudade


Fotos: Assis Ramalho
Neste domingo, 16 de junho, foi realizado com sucesso o 2o encontro dos Vaqueiros no Sítio Gameleira, distrito do município de Tacaratu, no sertão de Pernambuco.

O encontro, que aconteceu no Bar do Jairo, teve início por volta do meio dia, e foi uma homenagem ao vaqueiro Severino de Zé de Joana. Estiveram presentes ao evento grandes atrações do gênero, a exemplo de Zé de Almeida, Carlos Cavalcante, Olavo Silva, Xameguinho e Paulinho e Nininho.

A organização do 2o encontro do vaqueiro no Sítio Gameleira, foi de Jean Locutor, Jairo Vaqueiro e Pipiu.

Antes do início das atrações musicais, cantores se revezaram no palco, cantando aboios, toadas e canções, para homenagear o saudoso Severino de Zé de Joana, falecido no ano de 2011. Foi um momento muito comovente, emocionando a todos, principalmente os familiares de Severino, que ali estavam presentes. 

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o consagrado cantor de vaquejada Zé de Almeida se dizia muito emocionado. "Ele era meu amigo. Por várias vezes cantamos juntos e eu jamais vou lhe esquecer. Enquanto eu tiver vida, eu quero sempre estar aqui, na Gameleira ou em qualquer outro lugar, para lhe fazer homenagem, porque ele merece", disse Zé de Almeida. 

Logo após as homenagens, foi a vez do início oficial das atrações musicais, prestigiadas pelo grande público presente no Bar do Jairo, onde todos aproveitaram a tarde com bastante harmonia e alegria. Enquanto isso, próximo dali, era servido um almoço na residência do meu amigo Jean Locutor, onde tive a honra  de almoçar com o consagrado e bem humorado cantor Zé de Almeida, que por vários anos fez dupla com o saudoso Vavá Machado, falecido em 2012. Confesso que pela primeira vez eu vi um cantor almoçar e cantar ao mesmo tempo, contrariando o que escreveu o consagrado cantor da MPB Benito de Paula, em uma das suas composições na década de 70. Aproveitamos, também, a oportunidade para entrevistar Zé de Almeida, reportagem que será postada em breve.

Voltando ao evento, quem teve o privilégio de abrir os festejos da tarde de domingo na Gameleira foi o cantor Xameguinho. Carismático, ele atendeu ao público cantando as músicas do seu repertório, e as canções que o povão pedia. Em seguida o cantor Gel das Vaquejadas também agradou, com o seu vasto repertorio. 

O povão foi ao delírio quando foi chamado ao palco os conterrâneos Nininho e Paulinho, dupla que já tem um determinado público de carteirinha em toda a região do sertão de Itaparica e outras localidades. Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, Nininho e Paulinho nos diziam que já está na praça o terceiro trabalho da dupla, que tem como carro-chefe a música "Anjo Meu".

Se não bastasse a agitação de Nininho e Paulinho, chegou a vez da grande atração Zé de Almeida, que foi ao palco acompanhado de outras grandes feras da vaquejadas, como Paulo Nunes e Olavo Silva. 

O Blog de Assis Ramalho parabeniza a todos os organizadores, a todos os cantores e principalmente ao público que compareceu, prestigiando e homenageando o saudoso amante da vaqueirama Severino de Zé de Joana, que hoje canta aboios no céu, mas com certeza neste domingo ele não se conteve e de lá desceu para estar junto com seus amigos no Sítio Gameleira. Também agradecemos aos organizadores do evento pelo convite para estarmos presente no memorável evento. Com as graças de DEUS, esperamos estar presente no 3o encontro em 2014.

Artistas que estiveram presentes cantando e abrilhantando o 2o encontro dos vaqueiros no Sítio Gameleira neste domingo (16):

Zé de Almeida
Paulo Nunes
Olavo Silva
Xameguinho
Benedito Aboiador
Zezumba
Zelina
Inacinho Aboiador
Nininho e Paulinho
Pizada do Nego
Gel das Vaquejadas

Para ver fotos, clique aqui>Encontro de Vaqueiros em Tacaratu (16/06/13)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário