segunda-feira, junho 17, 2013

Nesta segunda-feira tem protestos no Interior de Pernambuco por melhorias no atendimento da Previdência social

O homem, no decorrer da história, expõe suas indignações de forma legítima, através dos protestos. Enquanto nas capitais a população se manifesta contra o aumento das passagens de ônibus e a melhoria do serviço, no Interior do Estado, trabalhadores rurais e urbanos pedem um novo modelo de gestão da Previdência Social. Nesta segunda-feira (17), Caruaru e Petrolina vão ser palco de atos públicos, simultâneos, previstos para as 9h. Em Caruaru, a concentração vai ser na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Já em Petrolina, o público vai se concentrar na Praça do Centenário.

Entre as denúncias, a falta de servidores, especialmente de médicos-peritos, e a sobrecarga de trabalho dos profissionais existentes. O acúmulo de processos de benefícios em todas as Agências da Previdência Social do estado e o inadequado atendimento aos segurados também estarão na pauta de discussões. Outro problema grave, de acordo com a organização, é o tempo de espera para a realização das perícias médicas. Atualmente, o prazo médio é de seis meses.

É cobrado, ainda, o fim da alta programada na pericia médica. Segundo as entidades organizadoras do evento, não podem as perícias durar, em média, dez minutos, e o perito avaliar o trabalhador hoje e já antever a data em que ele vai estar em condições de retornar ao trabalho. Os manifestantes reivindicam, também, que sejam considerados os documentos (atestados, exames e relatórios) apresentados por médicos que acompanham os segurados e que provam a incapacidade laboral dessas pessoas.

Para participar das mobilizações, os trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanos estão se organizando em caravanas. Os dois atos estão sendo organizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e seus Sindicatos Rurais e Urbanos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário