terça-feira, junho 18, 2013

Passe Livre: Manifestantes do Recife se juntam a movimento nacional e fazem passeata

 / Foto e vídeo: Clemilson Campos/JC Imagem
Recife entrou na onda de protestos conta o aumento das passagens de ônibus que ocorrem em outras capitais brasileiras. Na noite desta segunda (17), grupos ligados a movimentos estudantis saíram em passeata pelo Centro do Recife, após assembleia realizada no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Cerca de 500 pessoas seguiram pela Avenida João de Barros, Ruas do Príncipe e Gervásio Pires e Avenidas Conde da Boa Vista e Carlos de Lima Cavalcante. A Avenida Agamenon Magalhães teve as duas faixas interditadas no cruzamento com a Praça do Derby. O trânsito ficou interrompido por cerca de 15 minutos, provocando congestionamento.



Os manifestantes agendaram um novo protesto para quinta-feira (20), com concentração às 16h na Praça do Derby. O grupo deve sair em passeata, mas ainda não definiu o trajeto. “O governo gastou muito dinheiro com a Copa, enquanto sofremos num transporte público sem qualidade. Queremos a redução da passagem dos ônibus e a redução dos impostos que desoneram o transporte coletivo”, disse uma das integrantes da juventude do PT no Estado, Ingrid Farias.

O movimento no Recife ocorre quase seis meses depois do reajuste das passagens de ônibus. Em janeiro, foi aprovado o aumento de 5,53%, quando do anel A, a tarifa mais usada na cidade, passou de R$ 2,15 para R$ 2,25. “Os protestos realizados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outras partes do País serviram de exemplo. Esse aumento foi aprovado a portas fechadas”, explicou o presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe). “O trabalhador gasta muito para mandar seus filhos para a escola de ônibus”, complementou o líder estudantil.

No percurso, várias pessoas que estavam em paradas de ônibus, dentro dos coletivos e nos prédios da Conde da Boa Vista apoiaram o protesto. “Acho o movimento legítimo, é um absurdo o preço da passagem”, disse a estudante Isadora Leão, de 18 anos. Já o comerciante Josafá Almeida, que ficou preso no engarrafamento da Agamenon Magalhães, reclamou. “É um absurdo, você trabalha o dia todo e ainda enfrenta esse trânsito na volta para casa”, declarou.

Durante o protesto, vários manifestantes cobriram o rosto com camisas e máscaras de um personagem do cinema, V de Vingança. A Polícia Militar acompanhou parte do protesto. Um efetivo maior se fez presente na Praça do Derby.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Jornal do Comercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário