quarta-feira, maio 11, 2016

População de Tacaratu faz manifestação por melhoria no atendimento do Banco do Brasil


Manifestação em frente ao Banco do Brasil de Tacaratu (Fotos: Assis Ramalho)

Na manhã desta quarta-feira (11) foi realizada em Tacaratu, Sertão de Pernambuco, em frente à agência local do Banco do Brasil, uma manifestação de moradores da cidade em reivindicação de melhorias no atendimento da instituição financeira naquele município. De acordo com os manifestantes, há mais de dois meses a agência do Banco do Brasil não presta atendimento à população. Segundo eles, para a não prestação dos serviços bancários, a agência alega que o cofre está com defeito. Foram expressas muitas queixas sobre os transtornos ocasionados para o comércio e a população, que tem se deslocado até as cidades vizinhas para realizar saques, depósitos e pagamentos.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a comerciante Socorro Melo fez um desabafo.

''A verdade é que a nossa cidade está sendo prejudicada há mais de dois meses, por que não tem dinheiro nos caixas e no cofre do banco, e o que se ouve dizer é que o cofre está quebrado, que o banco já comprou e que está esperando a chegada dele. Então, nós comerciantes, assim como todos do município, estamos sendo prejudicados. Mas o que mais me deixa triste é ver as pessoas idosas que têm que se deslocar para outras cidades para tirar o dinheiro de suas aposentadorias, sendo inclusive assaltadas. Ontem uma senhora foi a Petrolândia tirar o dinheiro, e lá, cortaram a bolsa e roubaram o dinheiro dela. Isso tem acontecido com frequência, e isso não é justo, é preciso ter amor ao próximo''

A nossa reportagem também conversou com Rinaldo Melo, outro líder da manifestação, que também fez duras críticas aos serviços prestados pelo banco.

"Primeiramente queremos agradecer a você, Assis, por ter atendido o nosso chamado e ter vindo até aqui para registrar tudo isso no seu Blog, e na Web Rádio (Petrolândia). Estamos aqui em nome do povo de Tacaratu e Caraibeiras fazendo reivindicação, em uma maneira democrática, por melhores serviços do Banco do Brasil, em um momento em que estão nos omitindo esses serviços que é um direito da população, mas que não temos acesso aos caixas eletrônicos para saques. Então, é um problema que prejudica toda a população tacaratuense e estamos manifestando esse repúdio pela falta de atenção que essa agência não está dando à população'', disse Rinaldo.

Dona Raimunda, aposentada de 77 anos

Também entrevistamos a aposentada Raimunda Maria da Silva, popularmente conhecida por dona Raimunda, de 77 anos, que falou do sofrimento pelo qual ela e os demais aposentados passam, devido ao banco não disponibilizar dinheiro nos caixas eletrônicos.

''Eu tenho 77 anos e tenho que me deslocar todos os meses daqui para Petrolândia para receber a minha aposentadoria. Não só eu como todos os aposentados têm que pagar passagem, faça chuva ou faça sol. sem falar que muitos têm problemas de saúde e sofrem muito. Também já teve pessoas que foram assaltados em Petrolândia, e até mesmo na estrada. Então, a gente tem aqui um banco, que é nosso, e vivemos nessa humilhação. Isso é demais."

Dona Raimunda pede o apoio de todos os tacaratuenses na luta pelo retorno do pleno atendimento do Banco do Brasil.

''Eu peço a todos de Tacaratu que se unam, que a união faz a força, porque não somos só nós, aposentados, que estamos sofrendo. São comerciantes e muitos que precisam desse banco. Então, vamos se unir, vamos chegar junto porque isso é nosso e é um direito que nós temos. Só depende de nós'', desabafou dona Raimunda.

Após vários apelos ao microfone, em que os manifestantes pediam que a gerente do Banco do Brasil, Geovana Gomes, viesse até eles dar explicações, a bancária mandou que se formasse uma comissão de cerca de quinze pessoas, e os recebeu no interior da agência. A bancária afirmou que, por norma do banco, ela não poderia se pronunciar em frente à instituição bancária e que também não poderia ser fotografada nem conceder entrevista à imprensa.

Após a reunião entre a comissão e a gerente da agência, à qual não tivemos acesso, nossa reportagem voltou a falar com Socorro Melo e Rinaldo Sá, para saber o desfecho do encontro.

''Ela disse que não pode nos atender lá fora, porque ela recebe ordem, e que a Superintendência não deixou, e ela falou que está esperando o cofre e que a previsão é para o dia 13 de junho, e que o cofre já se encontra pago e está na fila da espera, porque tem outras demandas. Então, vamos aguardar e senão chegar até o dia 13, a gente vai está aqui novamente fazendo outra manifestação'', afirmou Socorro Melo.

''Segundo ela, devido à escassez de cofres, devido aos muitos assaltos que acontecem no Brasil está havendo esse impasse mais que o banco já requisitou o cofre, inclusive já pagou o cofre e que está na fila de espera. Queremos agradecer a você, Assis, pela força e meus parabéns pelo seu trabalho, pelo sucesso do Blog e da (Web) Rádio'', disse Rinaldo Sá.

O vereador Caíque também comentou sobre a reunião com a gerente do Banco.

''Eu acho que o movimento foi proveitoso, inclusive quero parabenizar os enfrentantes Rinaldo, Socorro e todos que compareceram. Acho que faltou um pouco dos comerciantes, que eram para estar todos presentes, mas cada um tem o seu compromisso. Mas acredito que foi proveitoso e se, em breve, não for resolvido o problema, voltaremos a nos unir e fazer uma nova manifestação'', declarou o vereador.

Vale lembrar que a agência do Banco do Brasil em Tacaratu foi alvo de ladrões, entre 2012 e 2013, com uso de explosivos nos caixas eletrônicos.

No encerramento do ato, a gerente do Banco do Brasil, Geovana Gomes, recebeu a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia em sua sala, mas apenas para explicar o porquê de não poder conceder entrevista nem ser fotografada.

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Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

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