quarta-feira, maio 11, 2016

Comitê do São Francisco revitaliza rios baianos


As obras de recuperação hidroambiental dos rios Boa Sorte e São Desidério beneficiarão mais de 1.200 famílias, de acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Esses rios situam-se, respectivamente, nas zonas rurais das cidades de Catolândia e São Desidério, no oeste baiano. O CBHSF investiu R$1,5 milhão em ações de aumento da qualidade e quantidade das águas desses mananciais.

O cercamento priorizou nascentes com grande processo de deterioração. O resultado já vem sendo observado pelo produtor rural Antônio Silva, um dos contemplados com a iniciativa. “O cercamento está evitando a entrada de animais, que pisoteavam as margens desses rios”, contou. Sua fala é reforçada pelo agricultor Benjamim Lopes da Costa, que teve implantadas duas barraginhas (espécie de caixas d’água para época de chuva) em seu território. “Com as fortes chuvas que caíram recentemente, as barragens estão contribuindo para o armazenamento de sedimentos, evitando a entrada nos rios, além de servir como bebedouro para o gado”, destacou.

“Antes de revitalizarmos o rio, precisamos revitalizar as pessoas. Esses projetos não são do Comitê ou da empresa executora, são da população ribeirinha, que a partir de agora é a grande responsável por cuidá-los e preservá-los”, disse Cláudio Pereira, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, instância ligada ao Comitê de Bacia.

O CBHSF já concluiu 33 projetos hidroambientais em todos os estados da bacia (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), investindo aproximadamente R$ 21 milhões oriundos da cobrança pelo uso de suas águas.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário