quarta-feira, maio 11, 2016

ANA apresenta demandas hídricas do Baixo São Francisco


O Grupo de Trabalho do São Francisco (GTSF) realizou nesta quarta-feira (11 de maio) mais uma reunião, a partir da sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para os estados integrantes da bacia do Velho Chico. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, participou da discussão no escritório do colegiado, em Maceió (AL). A equipe técnica da ANA apresentou as demandas hídricas da região do Baixo São Francisco.

​Nessa relação, foram abordados os principais pontos de captação, incluindo aqueles que têm problema de nível e, por isso, obrigados a promover adaptações. Exemplo dessa situação aconteceu em Alagoas, onde, devido à vazão praticada no rio, a Companhia de Abastecimento do Estado (Casal) alterou diversas vezes os pontos de retirada de água na região do Sertão de Alagoas para o abastecimento humano.

​Diante da situação, a equipe técnica da ANA também discutiu os índices que apontam para a qualidade da água na região do Baixo. Várias referências foram feitas ao surgimento da mancha de algas, identificada no Lago de Xingó, entre Alagoas e Sergipe. Além disso, a ANA confirmou o sentimento praticamente convergente entre os estudos da agência federal e da equipe que está à frente dos estudos que objetivam a renovação do Plano de Recursos Hídricos da bacia, em relação aos cálculos efetuados pelas duas equipes.

​O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, sugeriu que o grupo de hidrólogos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenado pela professora Yvonilde Medeiros, seja também incorporado aos trabalhos do GTSF. Durante o encontro, o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Sergipe, Ailton Rocha, propôs a realização de um encontro presencial dos integrantes do grupo, oportunidade em que deverá ser feita uma exposição das demandas dos principais rios afluentes do São Francisco. A data e o local ainda serão definidos.

​Também ficaram definidas as próximas reuniões, também a serem transmitidas por videoconferência, nos dias 1º e 2 de junho, quando devem ser feitas apresentações complementares por parte do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Companhia de Desenvolvimento do São Francisco (Codevasf) e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário