quarta-feira, março 27, 2024

Petrolândia: Paróquia São Francisco de Assis realiza Celebração da Missa dos Santos Óleo (Fotos e vídeos)

Fotos e vídeos: Assis Ramalho

Tambám foi dado abertura ao ano comemorativo dos 60 anos da Diocese de Floresta que foi fundada em 1964 pelo então Papa Paulo VI.


A Paróquia São Francisco de Assis de Petrolândia realizou Celebração Eucarística do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos, na amanhã desta terça-feira (26) na Igreja Matriz. 

 A Missa dos Óleos é assim conhecida porque durante esta celebração que ocorre apenas uma vez no ano, são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma. Na celebração, presidida pelo Bispo Dom Gabriel, estiveram presentes todo o Clero da Diocese onde foi renovado as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de “Missa da Unidade”. 

 Todos os presbíteros levaram para suas paróquias uma porção de cada óleo para que possam celebrar os sacramentos ao longo do ano. Tambám foi dado abertura ao ano comemorativo dos 60 anos da Diocese de Floresta que foi fundada em 1964 pelo então Papa Paulo VI. 

SAIBA DO SIGNIFICADO DA MISSA DOS SANTOS ÓLEO

A Missa dos Santos Óleos é uma celebração litúrgica que ocorre durante a Semana Santa, na Quinta-feira Santa, em que se abençoam e se consagram os três óleos utilizados na administração dos sacramentos da Igreja Católica: o óleo do crisma, o óleo dos catecúmenos e o óleo dos enfermos.

Essa celebração é de grande importância para a Igreja Católica, pois os óleos consagrados são utilizados ao longo de todo o ano em diversas cerimônias sacramentais, como o batismo, a confirmação, a ordenação sacerdotal e a unção dos enfermos. O óleo do crisma é utilizado no batismo, na confirmação e na ordenação sacerdotal. Ele simboliza a unção do Espírito Santo sobre aqueles que recebem esses sacramentos, dando-lhes força e coragem para enfrentar os desafios da vida cristã.

O óleo dos catecúmenos é um dos óleos sagrados utilizados na celebração do batismo na Igreja Católica.  Ele é utilizado para ungir o peito do catecúmeno, simbolizando a proteção divina e a força que ele recebe para resistir às tentações e aos desafios da vida cristã. Além disso, a unção com o óleo dos catecúmenos é uma expressão de união do catecúmeno com a longa tradição da Igreja Católica, reforçando sua fé e sua relação com Deus.

Com isso, a Igreja reafirma a importância da unção com este óleo sagrado como um gesto sacramental de proteção divina e fortalecimento da fé. O óleo dos enfermos é utilizado na unção dos enfermos, sacramento destinado àqueles que estão doentes ou em perigo de morte. Ele pode ajudar no processo de cura espiritual e física que a graça divina quer trazer aos que sofrem.

A Missa dos Santos Óleos é uma celebração que envolve não apenas a consagração dos óleos, mas também a renovação das promessas sacerdotais feitas pelos padres e bispos durante sua ordenação. É uma oportunidade para que nós, como comunidade católica, possamos nos reunir e renovar nosso compromisso com a Igreja e com a fé. Além disso, a celebração da Missa dos Santos Óleos também é uma oportunidade para que nós, como fiéis, nos aproximemos da história e da tradição da Igreja Católica.

A liturgia da Missa inclui orações e hinos que remontam aos primeiros séculos do cristianismo, e a consagração dos óleos é um gesto que remonta ao Antigo Testamento, quando a unção com óleo era utilizada para consagrar profetas, reis e sacerdotes.

Por fim, a Missa dos Santos Óleos é uma celebração de grande significado para a Igreja, que tem como objetivo abençoar e consagrar os óleos utilizados nos sacramentos, renovar as promessas sacerdotais e fortalecer a comunidade de fiéis em sua jornada de fé. Participar dessa celebração pode ser uma oportunidade única de se viver a comunhão com a história e a tradição da Igreja e de renovar o compromisso com a nossa fé.

Veja abaixo vídeos e fotos da Missa dos Santos Óleo em Petrolândia (26/03/2024)





Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário